Economia

COOPERATIVAS DE CRÉDITO AGUARDAM SANÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA 372

O setor cooperativista aguarda sanção do presidente da República
| 30/08/2007 às 21:15
  O cooperativismo de crédito aguarda com grande expectativa a sanção presidencial da Medida Provisória 372, aprovada no Congresso Nacional, no último dia 28.

  A MP garante o redirecionamento da contribuição de 2,5% da folha de pagamento das cooperativas de crédito ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).


  Até então, o valor recolhido é destinado ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O recurso será utilizado em prol do desenvolvimento do cooperativismo de crédito por meio da capacitação de dirigentes, colaboradores e associados.

  O presidente da Confederação Sicredi, Alcenor Pagnussatt, disse que a aprovação representa um avanço para o setor. "A mais nova instituição do Sistema S tem demonstrado a sua eficiência na capacitação dos cooperados dirigentes e empregados, ajudando a profissionalizar a gestão das cooperativas".

  O Sescoop, criado há oito anos, pela Medida Provisória nº 1715, é responsável pelo ensino, formação profissional, organização e promoção social dos associados e funcionários das cooperativas brasileiras.

  Em 2006  foram capacitadas mais de 230 mil pessoas. As ações monitoradas pelo Sistema S chegaram nas cooperativas chegaram a 140 mil e cerca de 480 mil pessoas participaram de atividades de promoção social.

  MP 372/07, que aguarda sanção, também autoriza os bancos que lidam com crédito rural a concederem linha de financiamento para quitação de dívidas dos produtores rurais ou suas cooperativas junto a fornecedores de insumos (sementes, fertilizantes e agrotóxicos).