A iniciativa, de cunho social, está intimamente ligada aos propósitos da cooperativa, que tem como objetivo promover assistência financeira a seus cooperados e também apoiar o desenvolvimento de programas educacionais. A partir do projeto Bolsa de Estudos, os cooperados, seus cônjuges ou filhos podem ter 50% da mensalidade para curso superior custeados pela Credicoonai, com juros inferiores ao financiamento estatal do FIES.
O projeto também institui um prazo de pagamento proporcional ao número de mensalidades financiadas, com uma carência de seis meses. A idéia é que, com este prazo, o recém-formado possa ingressar no mercado de trabalho com tranqüilidade e amortizar suas parcelas sem comprometer o seu orçamento.
Para ter acesso à linha de crédito, o cooperado precisa estar há mais de dois anos na cooperativa e ter parecer favorável da Diretoria de Crédito Rural da Credicoonai.
Nos últimos quatro últimos anos, foram destinados cerca de R$ 1 milhão e 500 mil reais para financiamento de bolsas de estudos, atendendo a 206 bolsistas. Por meio do projeto, a Credicoonai também contribuiu para que 16 de seus funcionários voltassem a estudar.
O projeto Bolsa de Estudos é um instrumento de difusão da educação cooperativista, inclusive para profissionalização dos agricultores, que contribui para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pela cooperativa. Tem como metas oferecer meios financeiros para o crescimento cultural de seus cooperados e seus familiares, incentivar a capacitação do quadro de funcionários e contribuir para o surgimento de novas lideranças cooperativistas.
Credicoonai