Economia

PREFEITURA APERTA CERCO CONTRA AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS INFRATORAS

A Prefeitura fecha cerco para fazer cumprir a lei
| 02/08/2007 às 19:06
  A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), órgão ligado à Secretaria Municipal de Articulação e Promoção da Cidadania (Semap), realizou nesta quinta-feira, 2, uma blitz nas agências bancárias do Comércio, para verificar o cumprimento da Lei Federal 7.102 de 1983 e do Artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor de 1990, que estabelecem a obrigatoriedade da presença de agente de segurança e de equipamentos de segurança na área de auto-atendimento.

  A gerência da agência do Banco Santander, na Praça da Inglaterra, recebeu autos de infração e de embargo por estar sem vigilante no momento em que a Codecon fazia a fiscalização.


   Segundo o coordenador da Codecon, Magide Dracoulakis, o Santander pode ser multado em até R$10 mil e a agência pode ser fechada, caso o problema não seja corrigido em até 72 horas, cabendo recurso de defesa em processo administrativo no setor jurídico da Coordenadoria de Defesa do Consumidor.


   No período da tarde o órgão continuou com as ações na Calçada onde foram vistoriadas as agências do HSBC, do Unibanco, Itaú e Real. No bairro do Comércio mais três outras agências foram fiscalizadas, sendo uma agência do Banco do Nordeste, uma do Unibanco, na Avenida Miguel Calmon e outra do Itaú, na Avenida Estados Unidos.


   De acordo com a fiscalização da Codecon, as agências vistoriadas durante a tarde estão dentro da normalidade. As ações prosseguem nesta sexta-feira em trechos da orla marítima e na Avenida Tancredo Neves. A meta é verificar as condições dos serviços de auto-atendimento em todas as agências do sistema bancário de Salvador.  

"Falta interesse administrativo dos bancos em prestar melhor serviço à clientela, relacionado à segurança e à vida das pessoas.