Economia

ANEEL ENQUADRA COOPERATIVAS DO SETOR DE ELETRIFICAÇÃO RURAL

As cooperativas de eletrificação rural serão distribuidoras de energia
| 01/08/2007 às 21:35
  A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dentro do processo de enquadramento das cooperativas, aprovou as tarifas básicas para  22 cooperativas de eletrificação rural que concordaram com a composição tarifária estabelecida pelo órgão regulador do setor.
 
  Numa fase anterior, a Aneel definiu as áreas de atuação das cooperativas por meio das poligonais e o próximo passo será a assinatura do contrato de permissão.


   A partir daí as cooperativas de eletrificação rural serão tratadas como distribuidoras de energia.  Já  as outras cooperativas que ainda não aceitaram as  tarifas iniciais, propostas pela Agência, terão mais 30 dias para decidirem. Elas poderão enviar o seu novo posicionamento até o dia 30 de agosto, segundo despacho do diretor geral da Aneel, publicado no Diário Oficial da União.


  A aprovação das tarifas das 22 cooperativas, pela diretoria da agência, teve como base a metodologia do Sistema de Informações de Mercado das Cooperativas de Eletrificação Rural (Sincoor). O Sincoor foi criado no ano passado pela Aneel para que as cooperativas pudessem ser enquadradas como permissionárias.

   O segmento de cooperativas do ramo de Infra-Estrutura da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) estava trabalhando para regulamentar este pleito há quatro anos e o decreto 6.160, além de consolidar o regime próprio do cooperativismo, garantiu aos consumidores das autorizadas prazo de oito anos para retirada dos descontos que as cooperativas têm na compra da energia.