Governador recebe apoio do governo do presidente Lula da Silva
Bahia sediará programa Caravana da Alfabetização em 1º lugar no país (Foto/ABJ)
Foto:
O governador Jaques Wagner (PT) afirmou a pouco na Rádio Nova Salvador FM, programa Ligação Direta, que vai instalar na próxima semana mais 65 lojas da Cesta do Povo e implantar um novo modelo nas unidades, com lan-houses (plantas de internet) e áreas para venda de produtos hortifrutigranjeiros a partir da produção dos núcleos da agricultura familiar.
Destacou, ainda, que dentro do programa lançado recentemente pelo presidente Lula da Silva para a área da educação, a Bahia sediará, também a partir da próxima semana, A Caravana da Alfabetização, programa do Ministério da Educação.
Jaques Wagner comentou sobre o Prodecar, agora rebatizado com o nome de Terra de Valor destacando que é um programa de governo com apoio do FIDA, agência de fomento italiana, que visa equlibrar as diversas regiões do Estado, iniciando-se com a participação de 34 municípios, aqueles que têm os piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humanao) na Bahia.
AUMENTO DE SALÁRIOS
Sobre o reajuste salarial para os servidores estaduais disse que o Estado instalou a Mesa de Negociação Permanente e está oferecendo o que é possível pagar, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal.
- Vamos cumprir com os funcionários públicos tudo aquilo que prometemos na caminhada da campanha de 2006 - assegurou.
SEGURANÇA PÚBLICA
Wagner disse que já houve avanços nessa área em sua gestão, que o problema é grave e nacional, e que vai assinar junto aos 9 governadores da região NE um termo de compromisso para trabalhos integrados.
Destacou que pretende criar Vilas Militares (a primeira será em Ilhéus) para instalar os PMs e policiais a fim de que possam morar com dignidade e não sejam assediados por marginais nos bairros.
SAÚDE
Defendeu as contratações pelo REDA na área da saúde pública e disse que todos aqueles que fizeram concurso, a rigor, tinham diplomas de médicos. E mais, diferente da época em que os redistas eram indicados politicamente.
POLITICA
Sobre a sucessão municipal em Salvador salientou que vai aguardar a decisão do seu partido, o PT, mas, do ponto de vista pessoal "é pela unidade das oposições".
Frisou, no entanto, que "ainda vai rolar muita água embaixo da ponte" até a escolha do candidato ou candidatos.
Perguntado se o PT aceitaria a condição de participar da chapa de João Henrique (PDT) como vice adiantou que a pergunta era típica de tentar colocá-lo "numa fria" e essa resposta não iria dar.