Economia

CMN APROVA AUMENTO DE CAPACIDADE DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO

CMN aprimorou a capacidade dessas cooperativas
| 04/03/2007 às 13:26

O Conselho Monetário Nacional decidiu ampliar a atuação das cooperativas de crédito. Resolução aprovada esta semana pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) aprimora o papel das cooperativas centrais de crédito e aumenta a capacidade de prestação de serviços do setor.

A resolução traz várias medidas. Uma delas aumenta a área de atuação das cooperativas de 'livre admissão', que não são segmentadas por categoria profissional. Elas poderão agora operar em áreas com até 2 milhões de habitantes. O limite anterior era de 750 mil.

Outra medida é a possibilidade de as cooperativas segmentadas terem, entre seus cooperados, empresários e outros tipos de profissionais. Segundo o diretor de Normas do BC, Alexandre Tombini, a regra anterior já permitia combinações entre profissionais de diferentes áreas n uma mesma cooperativa, mas não permitia a inclusão de empresários ou microempresários.

Também passou a ser permitido que as cooperativas invistam em empresas ou em cooperativas de outros ramos de atividade, sem a restrição de que os financiados prestem serviços 'exclusivamente' ao setor ligado à cooperativa. O CMN também decidiu que não caberá mais às cooperativas centrais a atribuição de fazerem elas mesmas a auditoria nos balanços de suas filiadas.