Economia

FILA DE CREDORES É GRANDE NA PREFEITURA PARA ABOCANHAR COTA DO IPTU

Em Salvador a cota única vence hoje; em Lauro foi adiada para dia 9.
| 05/02/2007 às 10:28
A Prefeitura de Salvador está confiante que receberá um bom percentual da cobrança do IPTU que vence hoje em conta única com desconto de 10%. Mas, os comentários são de que os credores estarão batendo na porta do secretário da Fazenda, Oscimar Torres, ainda hoje para tentar receber o atrasado de sua faturas.
Informes dão conta de que a pior situação é das empresas de limpeza urbana que já estão no prego com mais de 70 milhões de reais. É uma conta alta que a parcela do IPTU não vai cobrir e também é certo que a Sefaz, no máximo, poderá aliviar a situação dos empresários desse setor, porém, não vai atualizar as faturas.
Outros setores também estão com a boca do jacaré aberta esperando seus pagamentos: as empresas que atuam na área de infra-estrutura urbana, as terceirizadas do sistema de saúde, servidores de terceirizadas e outros. Só na saúde as faturas já passam de 30 milhões de reais com atrasos.
O prefeito João Henrique desembarca hoje em BSB para tentar um socorro junto ao governo federal para tirar seu governo da crise financeira em que se encontra. Mas, historicamente, se sabe que o governo federal promete muito, até autoriza pleitos, mas, na hora de liberá-los é uma novela. De toda sorte, vale o esforço do prefeito que tem em Lula seu aliado político.
EM LAURO
Em Lauro de Freitas onde o IPTU é bem mais barato do que em Salvador a prefeita Moema Gramacho resolveu adiar para dia 9 a cobrança da primeira cota do IPTU.