É a roda da vida que vai mudando
Perini amplia sua rede de lojas em Salvador e se instalou no Bahiano
Foto:
A inauguração da Perini na antiga sede do Bahiano de Tênis sepulta de vez uma época em que as famílias ricas da Bahia bebiam champagne e frequentavam as festa de final de ano, formaturas, casamentos e 15 anos, usando smokings, gravatas borboletas, luvas e vestidos longos das grifes européias. O Bahiano, conhecido como o Aristocrático, faliu com a mudança dos tempos envolvido numa dívida impagável com a Prefeitura se fosse saldada com a cobrança de anuidades dos associados.
A solução foi fatiar a área do clube para empresas - tal como acontece agora com a Perini - e no local onde as madames bailavam e preto não entrava, salvo para servir de garçom ou cozinheiro, instlou-se na antiga sede construida com projeto do engenheiro Pedreira Lapa, vão ser vendidos pães, brioches, empanadas e sushis. É o fim de uma era anunciada que também está levando de roldão a Associação Atlética da Bahia, clube social também sediado na Barra e que já está adotando a mesma solução do Bahiano, vendendo parte dos seus ativos em terrenos para saldar dívidas.
O Bahiano de Tênis marcou época na Bahia, sobretudo nos primeiros 50 anos do século XIX até a década de 1960, quando, a partir daí - exatamente na época em que foi fundada a Perini, 1964 - a sociedade passou por uma profunda transformação e os clubes sociais foram perdendo terreno, associados, e começaram a viver momentos de dificuldades.
No caso do Bahiano de Tênis, agregado por muitos anos a família Catharino, o clube se envolveu com dívidas crescentes do imposto predial e territorial urbano (IPTU), pois, situado numa enorme área considerada nobre pela Prefeitura, não conseguiu pagar os tributos com a mensalidade dos associados e a exploração de alguns dos seus espaços.
A partir dos anos 70 a decadência tomou conta, aprofundou-se nos anos 1990 e chegou ao ponto da diretoria ter que vender parte de sua área para quitar dívidas.
Nesta segunda instala-se a Perini no lugar de sua antiga sede, empresa do espanhol Pepe Faro, que não pára de crescer e é uma das melhores do ramo de supermercados e delicatessem da Bahia e do Nordeste.