(Por Ohara Grece) - Cresce o movimento cooperativista no Brasil e em particular na Bahia. A sociedade está se mobilizando e novas cooperativas têm surgido na Bahia, a maioria delas localizada no interior do estado. As estatísticas ainda são poucas em relação a quantidade delas e estudos recentes apontam que a tendência é o número de cooperativas aumentar bastante em 2007.
O cooperativismo, como história, se iniciou em 1844 quando 28 tecelões do bairro de Rochdale, em Manchester, na Inglaterra, criaram uma associação que mais tarde, seria chamada de cooperativa. Explorados na venda de alimentos e roupas no comércio local, os artesões montaram, um armazém próprio. Depois a associação apoiou a construção ou a compra de casas para os tecelões e montou uma linha de produção para trabalhadores com salários baixos ou desempregados.
No Brasil, o primeiro ramo cooperativista a surgir foi o de produção agropecuária, em 1847, numa colônia no Paraná. Em 1887 surge, no ramo de consumo, a cooperativa dos empregados da Cia. Paulista, em Campinas, São Paulo.
Desde então, as cooperativas existem em vários setores e em todo mundo. Os valores e princípios cooperativos foram preservados, com pequenas alterações ao longo desses anos. As normas de organização e de funcionamento elaboradas pelos tecelões passaram a constituir não somente o modelo cooperativista adotado em todo mundo, mas também a base filosófica do cooperativismo.
O que é cooperativa?
Cooperar é fazer algo em conjunto, trabalhar em colaboração dirigir esforços de modo coordenado para a realização de metas comuns.
De acordo com a Lei nº 5.764/71, define que: cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica própria, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados.
Em outras palavras, cooperativa é a união de pessoas que se associam por iniciativa própria, sendo livre o ingresso de pessoas, desde que seus objetivos sejam recíprocos e se obrigam a colaborar com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica e social.