Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO SABOREOU E GOSTOU DO MUNIQUE NO FAUSTO GOETHE INSTITUT

Scnitzel de frango com salada de batatas com purê de maçã - prato da culinária alemã.
20/08/2024 às 18:33
   Fausto Bistrô Bar Café foi onde Dom Franquito baixou seu santo maléfico para saborear o Munique - Scnitzel de frango com salada de batatas com purê de maçã - prato da culinária alemã.

   Antes, porém, reza o chavão de linguagem da Bahia, explico em breves linhas com a ajuda do Wikipédia sobre o nome Fausto, personagem de uma lenda pupular na Alemanha que teria feito um pacto com o Demo, baseada no médico, mago e alquimista alemão Dr. Johannes Georg Faust (1480-1540). 

   O nome Fausto tem sido usado como base de diversos textos literários, o mais famoso deles a peça teatral de Johann Wolfgang von Goethe, que foi produzida em duas partes, escrita e reescrita ao longo de quase sessenta anos. A primeira parte — mais famosa — foi publicada em 1806 e a segunda, em 1832 — às vésperas da morte do autor.

   Considerado símbolo cultural da modernidade, Fausto é um poema de proporções épicas que relata a tragédia do Doutor Fausto, homem das ciências que, desiludido com o conhecimento de seu tempo, faz um pacto com o demônio Mefistófeles, que o enche com a energia satânica insufladora da paixão pela técnica e pelo progresso.

   Agora, então, sentemos para almoçar no espaço colirido e gracioso do Goethe Institut (Instituto Brasil Alemana) conhecido como ICBA, situado no Corredor da Vitória, Salvador, cercado de árvores e cantos dos passaros. 

   Mas não estamos no Corredor da Vitória com tanto cimento e prédios que arranham os céus? - poderia ser a pergunta dos leitores.

   - É verdade, pero, nessa área do Goethe com vista para o Vale do Canela há muitas árvores, carramanchões, pássaros e répteis inofensivos e não se ouve os barulhos dos carros na Avenida Sete onde se situa o ICBA e reina um ambiente de paz.

   Ora, atendido pela garconete Cris, optei pelo Munique como poderia ter escolhido o Hanover - Schintzel suina com salada de batatas fritas; o Colônia - Weisswurst (salsicha branca bovina ou suina) sauerkraut e salada veder ou o Berlin - Kalbstratwurst com salsicha branca bovina ou suina sauerkraut (chucrute) salada de batatas e molho mostrada, portanto, optei por algo mais light diante da minha dieta renal.

   O local é super agradável e frequentado, prioritariamente, por estudantes que cursam alemão no Goethe, professores, servidores e clientes que conhecem o espaço. Não é um restaurante comercial típico da cidade e sim algo intimista, embora aberto ao público de uma forma geral. 
 
   Como o Goethe tem muitos eventos e um teatro e também exibe filmes o Fausto opera também como lanchonete e espaço alternativo para shows de voz e violão e duos.

   E tem petiscos deliciosos, salgados, doces e entradinhas brasis como o camarão empanado na tapioca (6 unidades), bolinhos e o filé de frango empanado. Serve também muffins, bolo de cenoura, bolo de chocolate, chico bento (bolo de milho com cobertura de goiabada), tortas salgadas, coxinha de frango, pastel de forno, saltenha e gelados - mussis e pudinhs e pingwich - sanduiche americano de cookies com sorvete.

   Para beber refrigerantes, sucos, cervejas nacionais, red Label, caipirinha e caipiroska.

   Creio que dei uma idéia do que seja o Fausto (bistrô) do Goethe (ICBA). O ICBA é, portanto, mais do que um centro de idiomas e integra o circuito das artes visuais de Salvador com espetáculos de teatro, palestras de literatura e exposições.  

   Diria, ademais, que a comidinha do Fausto é deliciosa, o ambiente limpissimo, decoração natural e um bom serviço de atendimento.
   ------------------------------------------------
   FAUSTO BISTRÔ BAR CAFÉ
   Av. Sete de Setembro, 1809 
   Corredor da Vitória Salvador 
   Goethe Institut 
   Fecha normalmente 21 horas 
   Quando tem programação musical 
   horário diferenciado
   Espaço nas arcadas do ICBA ar livre
   Estacionamento zona azul Campo Grande
   Munique R$45,00
   Suco integral R$10,00
   Classificação 3 DONS