Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

O MAGRET CANARD DO LA TERRASSE FAZ JUS A FAMA, LEMBRA DOM FRANQUITO

La Terasse, Place d1Escole Militaire, Les Invalides, Paris
05/08/2022 às 10:31
   A pré visita a Les Invalides no palais onde estão sepultados os restos mortais de Napoleão Bonaparte, seus irmãos e generais que lutaram na I Grande Guerra, no Hôtel des Invalides mandado construir pelo rei Luis XIV para abrigar vitimas das guerras que a França participava no século XVIII, estivemos yo e la madame Bião de Jesus no La Terrasse na Place de L'Ecole Militaire, Paris, um dos vários bistrôs existentes no local para um drink.



   Essa área na cidade luz é muito movimentada pelos turistas que se dirigem não só a Les Invalides, que é um bairro belíssimo, bem arborizado, com ao menos três grandes jardins, dois deles nos arredores do palais e um terceiro em direção a Monteparnasse, noutra direção local de rápido acesso ao rio Sena e a ponte Napoleão III, daí que tem uma boa concentração de bistrôs, belos, bem decorados, alguns com flores naturais nas varandas.



  O La Terrasse é enorme e localizado na esquina da praça onde se situa a escola militar do Armée francês donde se tem uma visão completa do local e possui três ambientes: uma terrasse no rés do chão, na calçada no entorno de todo o bistrô, um salão interno no térreo bem decorado em tons vermelhos como são também sem toldos e sombreiros da varanda, e um salão no primeiro piso que fica reservado a eventos, a encontros de grupos, casamentos, aniversários e outros.

  

   Trata-se de um bistrô que podemos chamar de elegante com uma decoração primorosa nos salões internos, poltronas vermelhas bem acolchoadas, colunas de mármore, luzes direcionais, vidros, garçons vestidos a rigor com smoking, enfim, um lugar bem especial e que faz justiça a Les Invalides que é uma área monumental de Paris e o Hôtel des Invalides onde está a necrópole de Napoleão Bonaparte é um luxo só, em mármores, estátuas, grandeza e pompa. Até a igreja de Saint Louis, o santo rei da França, que existe no interior do palais é magnífica.

 

   La madame Bião, por conseguinte, elegante como tal, belíssima como sempre a ostentar toda sua formosura solicitou a moda descrita por Marcel Proust, com a grandeza de uma madame de jour, um apaerol spritz, esse drink italiano que tem sido o seu preferido na cidade de Edith Piaf. 



   E, yo, recuperando-me de dores na coluna, uma coca cola. Que pecado! senhores e senhoras leitoras! Mas, a vida como ela é já diria o Nelson Rodrigues em seus escritos.

  

   De principal, sentados que estávamos a papear na terrasse, redime-me solicitando um magret canard que, diria, tem sido um dos meus pratos prediletos em Parri (os franceses pronunciam assim a palavra portuguesa Paris arrastando o r Parrri) e diria que estava fantástico. E la madame saboreou um risoto aux gambas, igualmente suculento.

  

   Que fim de tarde agradável no Le Terrasse complementada com glace boule e cafés com grãos do Brazil. Dessas inesquecíveis. O atendimento dos garços foi excelente e o mâitre nos desejou boa estada e retorno ao La Terrasse. 



   E, yo, que já estou na Bahia vou contando esses recuerdos para vocês.

-----------------------------------------

La Terasse Restaurant

2 Place de L'Ecole Militaire

Paris

Fone 01 45 55 00 02

Aperol 10.5 euros

Magret canard 21.50 euros

Risoto aux gambas 19.50 euros

Glace boule 5,00 euros

Café 3.10 euros

Classificação 4 DONS