Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO E FAMILIA COMEMORAM ANIVERSÁRIO DA MADAME NO L'ESCARGOT

L'Escargot é um dos mais antigos restaurantes de Paris
23/07/2022 às 11:08
         O aniversário da madame Bião de Jesus foi comemorado no capricho como merece a divina senhora a qual desejava saborear ostras com um beajoulais blanch. E assim, se passaram algumas anos em suas existência, 30 dos quais ao meu lado, com o desejo atendido como era do meu dever, num dos mais tradicionais restaurantes de Paris, o L'Escargot Montorgueil, Les Halles.

    Como o próprio nome diz (caracol), a página web da casa revela que, desde 1832, "a receita de culto dos nossos caracóis da Borgonha mantém-se inalterada e é esta tradição que os torna incomparáveis. Um verdadeiro deleite para os epicuristas que também podem descobrir novas variações, como a receita de trufas ou a receita de foie gras".

    O desejo da madame, já expresso de que las huitres estavam programadas com sua nora Vitoria Giovanini, teria que ser atendido e demorou para acharmos um restaurante com essa delicia em julho, ainda mais dia 2, também data de independência da Bahia, uma vez que a temporada de ostras na França acontece a partir de setembro. 

    O L'Escargot com tanta tradição não negou fogo e conseguimos um lugar no salão belle époque em decorção imperial depois de uma espera e a atenção de uma jovem garconete, mui atenciosa, que nos acomodou numa mesa para 4 pessoas, yo, la madame, doutor Moncada e Giovanini.

   Iniciamos, pois, com um Domaine de La Logèrie, 2021, Bourgogne Blanch, chardonnay, e o serviço das ostras. Yo mesmo me abstive de saboreá-las, pero, pelas expressões das duas madames em gestos de 'hum' 'ha' "delicia" estariam saborosas. O jovem doutor optou por uma bebida tipica del Caribe, mojito.

   L'escargot da Rue Montorgueil tem sido um paraíso para todos os gourmets desde a sua criação sob o Segundo Império. Neste lugar único, classificado como Monumento Histórico, a equipe da chez explora a riqueza da culinária francesa ao longo das estações, segundo sua propaganda. 

   O bistrô goza de boa reputação, desde o século XIX, diante das virtudes afrodisíacas atribuídas ao molusco que serve de carro-chefe. Ainda hoje, muitos pensam assim, embora já haja produtos farmacêuticos mais eficientes em matéria de despertar os adormecidos.

   A decoração da casa evoca o Segundo Império, com o teto pintado por Clarin na entrada que adornava a sala de jantar de Sarah Bernhardt. Marcel Proust, Sacha Guitry, Salvador Dali, Pablo Picasso, Charlie Chaplin e outras celebridades do século XX se tornaram fiéis frequentadores do local. Veja, pois, que prazer imenso estarmos num restaurante que foi frequentado por Dali e Proust. Impagável. Traz uma aura de felicidade enorme. 

 O L'Escargot é um dos restaurantes mais antigos de Paris e mantém o letreiro do século  XIX e a cor verde na fachada, especializado em cozinha da Borgonha e receitas à base de caracóis. Além disso, é classificado como Monumento Histórico. O novo proprietário promoveu obras de renovação para restaurar esta instituição escargotière à sua antiga glória. 

  Também aproveitou para dar uma atualização bem-vinda ao cardápio, que traz os famosos caracóis (com manteiga de alho e salsa lisa, curry, roquefort, com trufas e foie gras, estilo Borgonha ) pernas de rã frescas salteadas à provençal, o imperdível pato Gâtinais assado no espeto com molho de laranja, ou o famoso suflê de menta e chocolate.

   Essa felicidade nostálgica não nos tocou tanto visto que escolhemos como pratos principais o entrecorte, filet e conflit de canard à moda borgonha ou ao molho da Borgonha. Diria que houve felicidade plena na mesa tanto pelos pratos servidores, mui saborosos, mas, sobretudo por estarmos comemorando o aveversário da madame Bião num casa especial, para uma madame super especial.

   Foi uma noite de prazer, alegria e canto do parabéns para a madame.

   De sobremesa coroamos o evento com pavlova - poster em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova . É crocante por fora e macio por dentro, sendo por vezes decorado com frutos em cima, como foram os nossos, frutas vermelhas. Arrematando, doses de Broully.

--------------------------------------------------
L'Escargot Montorgueil
36, Rue Montorgueil
Les Halles, Paris
Estação metrô Chatelet
Fone 01 42 36 83 51
Fim de semana recomenda-se reserva
Ostras 22 euros
Entrecote 30 euros
Filet 38 euros
Conflit de Canard 23 euros
Beajoulais 26 euros
Pavlova 11 euros
Classificação 4 DONS