Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO NO ADEUS A LYON HONRA COMIDA BOUCHON COM UM POIRE BOUEF

Restaurante Chez M'Man (A Casa da Mamãe", 4, Rue de Marronniers, Lyon, France
21/07/2022 às 11:07
   Nossa despedida de Lyon - yo e la madame Bião de Jesus - deu-se num restaurante de comida típica da localidade conhecida como "bouchon" por utilizar todas as carnes, tripas, coração, rins, pés e orelhas dos bois. 



    O local se chama "Chez M'Man" (tradução literal em português "A Casa da Mamãe") situado na Rue Marronniers, via no centro histórico da cidade que só tem restaurantes e onde já havíamos experimentado a culinária "bouchon" no "Bouchon dos Carníveres". que fica próximo. É a passarela gastronômica de Lyons, dizem.



  Evidente que cada restaurante tem sua peculiaridade e embora os citados se assemelhem nos pareceu a "Casa da Mamãe" mais acolhedora nos seus dois salões internos e uma terrasse, garçons atenciosos e simpáticos, um ambiente bem família com várias delas acomodadas em conversas e risadas, numa casa - diria - em estilo rústico (está precisando fazer alguns reparos nas instalações) com cardápio típico "bouchon", mas oferecendo outras pratos no serviço, entre eles um que aprecio bastante, o magret de pato.



   A casa - em decoração - tem um toque de originalidade com com mesas suspensas no tetos dos salões internos. Quando se olha tem-se a impressão que os pratos e as comidas vão cair em sua cabeça. Interessante. Já tinha visto esse modelo n'algum lugar da Espanha, pero, não tão criativo como no M'Man. Melhor não ficar olhando tanto para essa mesa servida e bem empratada de cabeça para baixo e cuidar da mesa onde você será servido.



  Não estava nos meus melhores dias e provei apenas uma taça de blanch Chablis enquanto a madame solicitou ao jovem garçom uma biere. 



  Era noite e as famílias sentadas próximas não paravam de conversar e até aumentavam o tom a cada papo. O vinho - dizem - provoca esse 'animus'. Tem gente que prefere os ambientes intimistas e mais sossegados. Mas, yo me adapto bem a todos os ambientes. Quem se dedica a escrever e comentar sobre restaurantes e a "Boa Mesa" não pode ser seletivo. Pelo contrário, deve testar todas as experiências.



  Chez M'man é a cozinha das regiões sudoeste da França, uma vasta gama que nos oferece uma viagem gastronômica da Provença à Sabóia (vinho branco e crozets), com desvios pelo Cantal para provar uma famosa cancoillotte e linguiça de batata ao vapor. 

 

  Com um cardápio variado, do M'Man saboreei a formule maxi salad poulet et chourizo e la madame um poire de bouef , um tipíco de Lyon. Pratos deliciosos e bem preparados. La madame só exigiu do garçom que o chef da cozinha dourasse mais a carne um pouco além do ponto. Ela detesta a mal passada com aquele vermelho à mostra.



  Há outros pratos à disposição dos clientes sobretudo as costelas do boi bem passadas. Assim é o Chez M'man um ótimo local para se conhecer pratos da cozinha "bouchon". Se algum dia retornar à Lyon passarei por lá.



  A pequena Rue Marronniers é composta de restaurantes que estão sempre com bom público nos horários de almoço e de jantar e há outros tipos de restaurantes, de italianos a japoneses. Todos tem terrasse - mesinhas do lado de fora rente à rua - o que representa um charme e funcionam até 2h.



   No dia em que estivemos no Chez M'Man nós nos sentamos no interior diante da chuva que caia na cidade e abençoava-nos.



---------------------------------------------------------

Chez M'Man Restaurante

4 Rue de Marronniers

Lyon, France

Fone: 04 78 42 65 92

Poire de Bouef 18.5 euros

Formule Maxi Salad 14 euros

Biere 3.5 euros

Taça de vinho 4 euros

Classificação 3 DONS