Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO E LA MADAME BIÃO CONHECEM UM TIPICO BOUCHON DE LYON, FR

Fica localizado no centro histórico de Lyon numa rua de restaurantes
10/07/2022 às 09:17
   Bouchon é a designação dada aos restaurantes típicos de Lyon que servem carnes de boi - tripas, toucinhos, buchos, mocotós, rins, fígados, um tipo de sarapatel, orelhas, ou seja, tudo do boi. Aquela máxima usada no Brasil de que do boi nada se perde, tudo de aproveita - até o berro na hora da morte - nesta região sudoeste da França é levada ao pé da letra.



   Anotações históricas de Lyon apontam que mulheres no século XIX se estabeleceram por conta própria como cozinheiras dos miúdos do boi ou das partes consideradas menos nobres, como as tripas, os mocotós, livros, etc e serviam pratos generosos, fortes, para pessoas que trabalhavam pesado. 



    Entre as cozinheiras mais conhecidas, citam a Madre Fillioux, famosa por suas receitas com aves, ou a Madre Braseiro, que estudou no restaurante da Madre Fillioux antes de lançar seu próprio restaurante e se tornar a primeira mulher a receber duas vezes Três Estrelas Michelin.



   Diz-se que o termo "bouchon" se origina das botas com ramos de madeira que os proprietários de cabarés penduravam na porta para sinalizar seu estabelecimento. Mas, de acordo com a associação Les Bouchons Lyonnais, o melhor ainda é perguntar a versão de cada estabelecimento. O certo é que, na atualidade, representa a denominação da comida típica de Lyon.



 A associação Les Bouchons Lyonnais reúne restaurantes empenhados em perpetuar a tradição e essa autenticidade. Para identificá-los, procura-se na frente do restaurante uma placa amarela com a face de Gnafron - um boneco marionete famoso de Lyon - conhecido por ser um ‘bon vivant’ (quem sabe viver os prazeres da vida). 



  Yo e la madame Bião de Jesus fomos a um dos bouchons mais famosos de Lyon na Rue des Marronniers onde há vários deles. Escolhemos o Bouchon des Carnovieres com toldo em vermelho, letreiros em branco e uma cabeça de touro encimando-o, com decoração interna bem típica lyoneses - imagens de vacas e de bois, aventais, espetos, facas, quadros com fotos antigas de matadouros e açougues de Lyon, mais cabeças de bois empalhados e uma interminável quantidade de bisquis.



  Fomos atendidos por um garçom que apelidamos de Moreira por se parecer com o saudoso Antonio Moreira, apressado, e solicitamos de entrada um carpaccio de carne e lascas de parmesão para degustarmos o Bordeaux Saint Emilion Chatêau Tours de Bayard, excelente rouge, com variedade de uva Merlot com Cabernet Franc e um pouco de Malbec, fuerte, bem propício pedidas típicas de bouchons.



   O clone de Moreira queria que pedíssemos logo os pratos principais, mas a madame Bião deu um chega pra lá nele e mandou ter calma.



    Em instantes, acomoda-se junto a nossa mesa um casal de paulistanos de Campinas e la madame Bião entabula uma conversa com a senhora campinense que, por coincidência é baiana de Ibiratia, papo bem interessante entre duas baianas do sul da Bahia. São as coincidências da vida. O homem, marido da ibirataiense, por apresentação, é belga que dirige uma empresa em SP. 



   Bien, depois de algum tempo, consumido o carppaccio com vagar e goles do Saint Emilion solicitamos um fricasse de volaille - de frango - para mim, uma vez que recusei a pedida inicial de tripas fritas; e a madame, saudosa de rins que sua madre fazia em tempos idos para ela, um rognos veau - rins de bezerro ao molho de conhaque. 



   Como disse acima, prato para fortes, de assustar. O fricase nem tanto, pero rognos veau somente para quem tem boa disposição e digestão. La madame, pois, pediu um tradicional prato bouchon e, segundo seu depoimento a mim confessado, estava delicioso e ela matou a saudade do tempo em que sua madre fazia pratos de rins.



   Pra completar bolas de sorvetes de frutas vermelhas com cassi. 



   Pagamos a conta e nos despedidos de "Moreira" e do casal belgo-baiano, agora identificados, e partimos para uma caminhada pela Rue Marronnieres até o hotel. É sempre bom uma caminhada de médio percurso depois de enfrentar a comida típica lyonesse.

--------------------------------------------

Bouchon des Carnivores

8, Rue de Marronnieres

Lyon, sudoeste da França

Fone 04.78.42,97,89

Carpaccio 14 euros

Bordeaus 37 euros

Fricasse 18.5 euros

Rogns veau 25.8 euros

Sorvete 6.7 euros

Classificação 3 DONS