Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO ADMIRA PRATO DA MADAME BIÃO: MOULLES FRITES NO DUCHESSE

Mexilhões frites é um prato típico da Bélgica muito vendido na França
13/06/2022 às 15:30
   Ainda nos dias atuais, a admiração e o culto a duquesa Anne da Bretanha é visível no território desta região da França - ducado no século XV (Casa Montfort) - e ela uma das mais importantes personalidades. Em Rennes (capital da Bretanha) e em Saint-Malo existem dezenas ds livros e publicações sobre a vida de Anne e souvenirs de toda natureza com suas imagens. 



  Ana de Bretanha - aportuguesado - (25 de janeiro de 1477 — 9 de janeiro de 1514) foi a duquesa titular da Bretanha, de 1488 até sua morte. Por duas vezes, rainha consorte da França entre 1491 a 1498 e de 1499. Ela foi a única na França a ter o título de rainha consorte duas vezes. Durante as Guerras Italianas, Ana também se tornou rainha consorte de Nápoles (1501-1504), e duquesa consorte de Milão (1499-1500/1500-1512).



   Era filha e única herdeira do duque Francisco II da Bretanha e de Margarida de Foix. Ana era neta - via materna - dos reis de Navarra, Leonor I de Navarra e Gastão IV. Quando seu pai morreu, em 1488, tornou-se duquesa da Bretanha, condessa de Nantes, Monfort e Richmond (na Inglaterra), e viscondessa de Limoges. Era tida como a mulher mais rica da Europa.



  Por conseguinte, estando em Saint-Malo fui com la madame Bião de Jesus a creperie "La Duchesse Anne" saborear um prato típico local - la crepe complete - que surgiu na Bretanha em torno do século XVIII, quando o trigo sarraceno (le blé noir) chegou à região vindo da Ásia, através das Cruzadas. O prato evoluiu no resto do mundo ocidental e se transformou na panqueca feita com farinha branca.



  É também chamado de galette de presunto-ovo-queijo, considerado um  clássico. Em uma tigela, coloque a farinha e o sal grosso, despeje a água aos poucos enquanto mistura. A massa de panqueca deve ser lisa e grossa. Incorpore o ovo inteiro. Misture, tampe e reserve de 1 a 2 hora(s) na geladeira. Retire a pasta 30 minutos antes de usar (diluir novamente com um pouco de água, se necessário).



  Coloque a panqueca na máquina de crepe quente, unte-a generosamente com manteiga Le Marin. Pomha um ovo inteiro no centro, espalhe a clara. Quando a clara começar a coagular, coloque uma camada de Emmental e uma fatia de presunto por cima. Tempere e cozinhe até o queijo derreter. Dobre as bordas da galette para formar um retângulo, tomando cuidado para que a gema do ovo apareça.



  Este foi o meu prato no "La Duchesse" que fica localizado na Place Guy Lachambre e possui dos ambientes com decoração com muitas luzes, lustres e um atendimento primoroso. 



   Ficamos na terraza - na parte externa quase na área da praça - num lugar privilegiado observando o vai e vem de pessoas na Rue Jaques Cartier que só tem restaurantes. Um corredor de bares e restaurantes, sobretudo creperias que é o forte em Saint-Malo.

 

   Mas vou destacar o prato da madame Bião de Jesus, o Moulles Frites - um típico da Bélgica, mexilhões com batatas fritas. O título do prato é francês, "moulles" - significando mexilhões e batatas fritas - petisco universal.



   É considerado o prato nacional da Bélgica e facílimo se ser preparado: mexilhões - limpos, lavados - colocados numa panela com cebola picada, talos de aipo e salsa. Cozinhar mexendo levemente até que os mexilhões estejam abertos. Pode - e deve - ser servido nesta mesma panela que representa até um certo charme. No mais cerveja ou um vin rouge para acompanhar.

   

  Viva a duquesa Anne



------------------------------------------

La Duchesse Anne Crêperie

Place Guy Lachambre, 3-5

35400 Saint-Malo, Bretanha, França

Fone 02 99 40 85 33

Moules Frites 20 euros

Complete creme 10 euros

V mas rouge 4 euros

Coca cola 4,50 euros

Classificação 3 DONS