Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO SABOREIA CHOUCROUTE NO CLÁSSICO L'ALSACE, EM PARIS

Restaurante no modelo clássico francês com comidas regionais da Alsácia
04/06/2022 às 14:59
   Quem vai a Roma - diz um antigo ditado - tem que ver o papa; e quem está em Paris (ou visita) - como não existe papa; nem reis - visita-se o 'Champs Élysée' que é o coração da cidade. E, por conseguinte, como nem sempre é possível encontrar um lugar no "Café di Roma", um dos espaços gastronômicos mais disputados nessa área, eminentemente turística, mas, sobretudo francesa, busca-se uma alternativa. Foi o que fizemos, yo e la madame Bião de Jesus, ao optarmos por casa francesa com comidas típicas da região leste do país a  Alsácia (em francês: Alsace).



  E, por coincidência, o restaurante da Élysée chama-se "L'Alsace" premier prix de chucroute, gros escargots de bourbogne. Trata-se de uma brasserie parisienses clássica com garçons portando gravatas borboletas pretas e camisas no modelo smoking, terraço disputadíssimo (e com fila) na avenida, que serve suas especialidades alsacianas, mariscos e frutos do mar, dia e noite. Nos finais de semana, sexta e sábado, diz-se que clientes se deliciam até o dia amanhecer.



 A casa serve quiche alsaciano, torta de cebola Mulhouse, foie gras de pato inteiro semi-cozido caseiro, sopa de cebola gratinada, lucioperca assada em Riesling, chucrute com carne, chucrute de peixe fino, filé de robalo no vapor, lagosta canadense inteira grelhada, costeletas de cordeiro grelhadas ou filé grelhado com molho Béarnaise ou pimenta.



A Alsácia tem uma culinária mista francesa, alemã e suiça uma vez que a região do Grande Leste (Alsácia-Champanha-Ardenas-Lorena), cuja capital é Estrasburgo, tem fronteiras com Alemanha e Suíça. Os territórios franceses de Colmar e Perpignam - onde chove pouco - produz o famoso vinho d'Alsace. Há, inclusive, uma rota do vinho da Alsácia num total de 170 km e engloba desde a cidade de Marlhenheim, que fica ao norte de Estraburgo, até a cidade de Than. A rota passa por cerca de 70 cidades produtoras de vinhos.



E, nós, o que pedimos no L'Alsace a um garçom grisalho elétrico - há um clima de estresse entre os garços da casa numa correria enorme com o gerente comandando tudo como se fosse um regente de orquestra - taças de vinhos Pinot Noir - Cuvée Particuière Gustave Lorents; e um Haut Medoc - Cru Bourgeois Château Vitoria.



O restaurante é um agito com um entra e sai de clientes interminável, mas, também é aconchegante e há lugares - como o que nós ficamos - num cantinho, bem agradável, com decoração sóbria, boas poltronas e luminárias em globo. 



De principal, estava no meu dia de azar, o Confit de carnada, havia acabado de acabar e desculpou-se o garçom grisalho. Então, para não perder a viagem, solicitei um prato típico da Alsácia, mais até alemão do que francês, o popular choucroute - Jarré de porc braisé - e la madame um Roasted Scottish salmon - with butter with ginger, green vegetables. 



Acertei no milhar como diria o Moreira da Silva. O chucrute (em português) ou Sauerkraut - alemão  (sauer=azedo; kraut=repolho) é um prato clássico da Alemanha, mas, só agora soube que é muito consumido na França e em Paris. É um prato forte, campesino, dos montanheses. O servido no L'Elsalse, que me perdoe a ex-chanceler Angela Merkel estava divino. Bem preparado, suculento, molho perfeito no repolho e texgtura da carne de uma maciez adequada com gosto. 



Pelo salmon, a madame admitiu que estava apenas regular. senhora de dotes culinários apuados, faz bem melhor. Paciência, disse, vamos nos queixar ao grisalho que corria de um lado para o outro para atender os clientes.



O L'Alsace é apenas um restaurante clássico respeitável com a vantagem de ser situado no Champs Élysée.



---------------------------------------------



Brasserie L'Alsace



39 Av. des Champs-Élysées, 75008 Paris



Aberto todos os dias fecha às 4h da manhã



Dois ambientes - salão e terraço



Telefone: 01 53 93 97 00



Salmão 27 euros



Chucrute 23 euros



Pinot Noir 6.50 euros cálice



Haut Medoc 9 euros cálice



Cartão Visa internacional



Classificação 3 DONS