Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO FICOU DE OLHO GRANDE NO SPAGHETTI FRUTTI DE MARE DA BIÃO

Mais um excelente italiano em Valencia, Espanha
13/01/2022 às 19:11
   Os restaurantes italianos me perseguem em Valencia. Ou creio que yo é que los persigo em  busca de la moma gastronômica tão variados são na generalitat valenciana e com locais prazerosos de bem ambientados e comidas deliciosas. Os italianos têm um chamariz diferencido quando se passa pela porta de um deles. É uma marca, uma grife.

Assim aconteceu com nosotros quando vimos el Mangia Pizza  & Pasta do carrer de Corregteria, centro da cidade, bairro El Carmen, por si só um local com cara del medievo e cheiro de antiguidade com seus prédios robustos e ruas estreitas o que remete a época do reinado dos Aragões. de Jaime I a Afonso IV.

Em Mangia é gracioso com uma espécie de pérgola à frente da casa, muitas flores e mesas num cercado com aquecedores que mi nieta Luna Rosa já apelidou de foguinhos o que deixa o local ainda mais atraente, um imã convidando-nos a sentar. E assim fizemos, yo, la señora Bião de Jesus, belissima, e el dios del amor, Agapito, que descobrimos ahora és mais vaiodoso que la abuela Antonia.

Mi nieta avisou logo ao entrarmos no Mangia: - Yo quiero sentar junto a um foguinho. E assim foi concedido o seu desejo, frio intenso, mantas a nos proteger quem assim quizesse, e la señora Bião depois de acessar o cardápio eletrônico solicitar uma botella do Nero d'Avola Feudo Arancio um siciliano de frutas vermelhas, um tinto do sul da Itália, mui saboroso ainda mais que el garçon sugeriu las bruschettas com tomatinos para harmonizar. E, mais adelante, una focaccia de prosciutto.

O entusiasmo de la señora Bião foi tanto que, no momento do brinde noite por pouco ela trocou lá copa por um arranjo em copo estilizado onde havia um lume, mi nieta advertindo-a: - Tia, isso é o arranjo da mesa e não a taça. Caimos nas risas. 

Que delicia de noche. El d'Avola com sabor de morango, as bruchettas com os tomantinos e anchovas ajudando numa harmonização perfeita e yo, que estava um pouco distante do foguinho, já enrolado numa manta mui chegado a frio.

Mais uma olhada nos celulares e um trocar de ideias não foi nada dificil escolher los platos principais, la señora Bião marcando um spagetti ao frutti de mare, mi nieta m ajo e olio que ella adora, Agapito um risotto de gambas e yo um carbonara, um dos platos mais tradicionais da Itália.

Unanimidade. Uma comidinha deliciosa, bem preparada e com temperos no ponto. La Bião gozou com mi nieta: - Já está ficando com a cara redondita, mui gaciosa.

Posso assegurar que mio carbonara estava precioso, mui forte em sabor como dever ser esse clássico italiano, e Agapito tambien adorou el risoto de gambas. Mi nieta, creio, se fartou bien tanto que pouco falou e mais ajustou-se ao garfo.

Em Mangia/Moma é desses locais que dá vontade de retornar. Aliás, em Valencia, italianos de ótima qualidade não faltam e nosotros que já conhecem o Dom Salvatore, o San Tomásio e o la Tagliatela do Arena não temos de que reclamar. Salvo brindar la vida com o cuidado de não saborear uma velinha.
---------------------------------------
Mangia 
Ristorante italiano
Carrer Bordadores, 3
Centro, Valencia
Reservas: 96 214 32 16
www. mangia.es
Bruschettas 8,90 euros
Focaccia 8, 50 euros
Nero d'Avola 18 euros
Frutti de mare 14,80 euros
Risoto gambas 15,80 euros
Carbonara 10 euros
Spaghetti ajo e olio  13,50
Água 2,80 euros
Coca cola lata 2,50 euros 
IVA 10%
Cartão Visa
Classificação 4 DONS