sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO E SU PAIXÃO POR ANCHOAS DEL CANTÁBRICO DO MASIA DEL VINO

Um local que se assemelha a sua taberna que gosto muito em Valencia, Espanha
05/01/2020 às 11:48
 La Masia del Vino é um dos meus restaurantes prediletos en Valencia, Espanha. Já estive por lá três vezes em temporadas distintas. É acolhedor, amplo, estilo taberna romana, decoração clássica com dezenas de objetos e quadros nas paredes, muitos rádios antigos, mesas fortes, cadeiras de madeira robustas e comida de boa qualidade.

   Não está entre os citados com estrelas Michellin, nem muito menos como dos melhores desta cidade que tem na gastronomia um dos pontos altos do seu turismo. Valencia tem 4.656 restaurantes sendo só da cozinha valenciana mais de 1.000 deles como é o caso do Masia que se situa no carrer l'Hospital, centrão do El Carmen, quase em frente ao Museo da Seda.

   Esta é uma área também conhecida como Ruta de La Seda pués nas las proximidades estão além do museu várias lojas que vendem produtos em seda, desde tecidos, peças da tradição indumentária típica espanhola, vestidos, sapatos, lenços, leques, adereços tudo em seda. 

   Se não podes comprar algo mais caro um regalo és possível levar a preços mais baratos e também passear por esse local onde há outros bares, padarias e restaurantes chinos e bascos.

   O Masia é acolhedor e já conheço uma garçonete argentina que nos serve sempre que vamos por lá. E o que parece más curioso sempre pedimos o mesmo vino Pásion quando ela nos acolhe. 

   O Pásion Tinto Bobal é de vinhedos da Sierra Norte donde se trabalha de forma equlibrada, respeitosa y sostenible. É considerado o vino dos sonhos. E, claro, para os tapeos iniciais solicitamos chistorras com pimientos verdes para ficar mais caliente el ambiente.

    No Masia as porções são generosas. Aliás, a cozinha espanhola, diferente da francesa, és mui generosa com platos fartos à exemplo da culinária baiana. 

    La señora Bião de Jesus apaixonada que é por calamares a romana solicitou também esse tapeo su predileto. A mim no me gusta. Preferi a chistorra con pan e Pásion. De um paladar fuerte. 

   De principal, el Dios del Amor e Vitoria, como siempre, foram de entrecot a la brasa e dona Antonia e la Bion de costillas de cedro.

   Bien, yo, prefei las anchoas del cantábrico sobre lecho de tomate rallado, que raramente degusto no Brasil, com um molho adocicado para quebrar um pouco o sabor fuerte dellas. Um prato mui sensible e que cae bien com el Pásion.

   Las costillas pelo que me falaram as senhoras estavam dissolvendo nas bocas e o entrecort también. No Masia, como disssemos arriba, não há nenhuma referência de ser um dos melhores restaurantes de Valencia, tantos que são, pero, és agradável, bem familiar à moda espanhola com pessoas conversando um pouco alto, aquele burburinho.

   Gosto muito desse lugar. Por posto, na entrada da casa há uma tienda pequena onde pode-se comprar produtos da culinária espanhola e uma paelheira enorme com uma valenciana pronta onde você pode se servir com a ajuda do maitre de la casa.

   Sinto-me bem no Masia. Na parte externa há, ainda, três ou quadro mesas para un trago. Nesta época do ano, inverno, és agrabalhe somente para aqueles que estão acostumados com o frio. Há quem beba, sim, ao ar livre no inverno europeu. 

   Más, como sou de um país tropical, prefeiro a parte interna. Ao Masia volto sempre.
---------------------------------------------------------------------
Masia del Vino Restaurnte
Cozinha espanhola
c/ l'Hospital, 16 
Valencia, centro histórico
96 392 15 66
Faça reserva
Anchoas cantabrico 12 euros
Entrecot 16.90 euros
Costilla 10 euros
Vino Pásion 14 euros
Calamares 9 eurps
IVA incluido 10%
Aceita todos cartões internacionais
Aberto todos os dias até meia noite
Espanhóis costumam ceiar às 20h30min
Metrô estação Angel Guimerà
Classificação 3 DONS