Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO ELEGE A TABERNA VINTARA COMO SUA PREDILETA EM VALENCIA

Um local onde se vai e se volta para apreciar o bom da comida espanhola
20/12/2019 às 09:19
   Meu bar e restaurante predileto em Valencia, Espanha, é a Taberna Vintara que fica localizada bem no coração da cidade na Plaza de la Reina. Da parte de fora - mesas do calçadão - vê-se a catedral metropolitana da cidade, uma belissima paisagem.

   Como a maioria dos restauranres espanhóis é barulhento quando lotado porque as familias espanholas conversam alto parecendo que estão discutindo. Faz parte da cultura local essa forma de compartilhamento. Os espanhóis são tagarelas.

   Não é local intimista o Vintara. Portanto, fique logo sabendo disto. Nem é um local barato. Nem salgado. Os preços são compatíveis com a localização da casa no centro turístico mais importante da cidade, no bairro El Carmen, pero tem tapas deliciosas, uma carta de vinos básica excelente em destaque os espanhóis da rioja tempranillos e um bom atendimento.

   A casa tem três ambientes: mesas do lado de fora, no calçadão, climatizadas nesta época do ano (inverno); um salão ao lado do balcão do bar onde também existem cadeiras para solteiros ou casais que desejam apenas tomar um drink e papear; e um terceiro salão, ao fundo, mais com cara de taberna com mesas grandes para acomodar familias inteiras.

   Estivemos recentemente no Vintara, yo, la señora Bião de Jesus, su madre Antonia, e Agapito e mi nora Vitória para bebericarmos unos Marques de Cárceres, crianzas, de excelente paladar acompanhados de tábuas com queijos mancebos, calamares de la romana e chistorras com patatas. 

   Maravilha. Conversa solta, muitas risadas e lembranças de outra vez que acá estive tambien com minha filha Nara.

   Lembrei até a ela dos chumpitos de hiervas que tomamos outrora e repetimos de nuevo. Em Vintara é daqueles locais que se vai e se volta.
-------------------------------------------------------------- 
Taberna Vintara
Plaza de la Reina 19
Abre todos os dias a partir das 11h
Marques de Cácere 18 euros
Tábua de queso mondego 11 euros
Chistorra 8.95 euros
Calamares al romana 12.45 euros
Perrier água 3 euros
IVA 10% incluso
Acceita todos os cartões
Classificação 3 DONS