Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO ESTRÉIA EM VALENCIA NO PETIT MONTMART COM TAPAS

Restaurante no centro de Valencia, Espanha
24/12/2018 às 05:24
Marinheiro de primeira viagem em Valência, Espanha, dom Fanquito estreou nesta jornada gastronômica natalinha experimentando os calamares a la romana e as tapas do Restaurante que se diz francês o Petit MontMarte, do Carrer dels Cabillers, na Plaza dela Reina.

   Véspera de Natal todos os restaurantes lotados e las terazas, as áreas livre climatizadas mais ainda. A disputa de um lugar tem que se ter alguma paciência, pero, como não estávamos com pressa, yo, na senõra Bião, Agapito e Vitória, ficamos a caminhar pelo carrer que nesta cidade onde se fala uma mistura de catalão, valenciano e espanhol significa calle, rua, corredor.

   A praça da rainha é supermovimentada num vai e vem de pessoas intenso ainda mais nesta época de véspera do Natal com muito gente indo às compras num domingo onde parte de áreas centrais da cidade não circulam veiculos e as familias invadem as lojas à procura do presente de Noel.

   De nossa parte, já que la señora Bião comprou apenas umas meias e umas toucas, achamos uma vaga para quatro na terraza e junto a um aquecedor  - estamos no inverno na Europa - e de entrada pedimos uma tábua de tapas com todos aqueles petiscos espanhóis que tínhamos direito, desde os calamares aos parmas.

   El vino que degustamos foi o Fauno, um shiraz valenciano incorpado, roxo, mui valoroso. Duas botellas pues las señoras estavam com sede. Agapito preferiu um mojito. E, de principal, calamares a la romana.

   Diria que foram comidas normais, sem aquele sabor especial, servidos com alguma demora diante desta época de Natal onde todos os sitios estão superlotados e a correria dos garçons e gaçonetes é intensa. A gaçonete que nos serviu apeliedei-a de Bernadete, mui graciosa e atenciosa. 

   Bien, para um marinheiro de primeira viagem, gostei do lugar pela localização, pelo prazer de sentar ao ar livre e saborear un vino no inverno europeu e só. A comida, ponto alto desta coluna, apenas razoável.

------------------------------------------------ 
Le Peti MontMart
Carrer dels Cabilleres
Plaz da Reina
Tábua de tapas 14 euros
Vino Fauno 18 euros
Calamares a la roaman 9 euros
Não cobra 10% 
Propina (gorjeta) à parte
Classificação 2 DONS