Restaurante Taverna é frequentado pela comunidade galega na Bahia
BJÁ |
|
|
Estou igual a Guido Mantega apertando o cinto temendo que o furação "Irene" ou a crise das bolsas me afogue.
Daí que andei sumido duas semanas, mas, refeito do susto e aconselhado pela presidenta DR, a qual recomendou consumir sem medo de ser feliz, modestamente, abracei com a senhora Bião de Jesus uma "Paella Marinera con Marisco" no restaurante da colônia galega, Taverna.
Provisoriamente o Taverna está funcionando na Rua Guadalajara, 9, cabecita do Morro del Gato, Barra, com belíssima vista para o mar aberto Atlântico que se dirige a boca da Baía de Todos os Santos, até que o Clube Espanhol volte ao convívio dos galegos e suas familias à beira mar, no sopé do pombal habitacional que a OAS constrói no local do antigo clube.
O Taverna da Guadalajara é admirável. O serviço de primeira qualidade com garçons experientes e pós-graduados em atendimento e uma comida de boa qualidade.
Além do que, obedecendo as recomendações de Mantega come-se e bebe-se sem desequilibrar as finanças e sem a necessidade de recorrer ao FMI, ou a madame Angela Merkel que tudo manda na Europa com seu poderio alemão.
Ora, diria que se une o útil ao agradável, o pianista da casa executa clássicos e populares de bom gosto e um Casal Garcia tinto com bolinhos de bacalhau, embora seja uma pedida tipica portuguêsa, serve bem no Taverna e foi a entreda que degustamos para brindar, adiante, a paella marinera.
Há de se dizer que são diversas as paellas desse modelo del mar de Valencia e outros de España, pero a que nosotros saboreamos no Taverna tem essa característica com ingredientes del mar brasis, lagostinos vistosos, pimientos verdes de boa textura e um arroz de primeiríssima qualidade, solto, com os calamares e os mejilones numa mistura perfeita e de excelente sabor.
Tanto que a senhora Bião de Jesus foi de pouca conserva e mais ficou a olhar o mar da Bahia, a saborear a marinera e a bebericar o Casal Garcia.
E o aceite? Galo! Lembram dele! Aquela latinha mediana com um furinho minúsculo num dos cantos! Isso, também usamos o bondoso galo na ausência de algo melhor.
É isso: o Taverna não tem sofisticação e os babilaques. É bom, barato e gostoso à moda galega.
------------------------------------
Restaurante Taverna
Rua Guadalajara, 9
Morro do Gato - Barra - Salvador
Não precisa fazer reserva
Cheio nos finais de semana
Preço da paella para 2/3 R$75,00
Preço médio do vinho R$65,00
A carta de vinhos é limitada
Tem alvariños e riojas de España
Aceita todos os cartões
Não tem manobrista