São os protetores dos foliões na cidade mais violenta do país
Tasso Franco , Salvador |
12/02/2026 às 21:21
Os PMs estão por toda parte da cidade e dos circuitos
Foto: BJÁ
O Carnaval de Salvador sem a Policia Militar seria impossível de acontecer. Os PMs estão por toda parte, desde os portais de acesso aos festejos; nos pontos de táxis e ônibus; nos circuitos, onde se imagkinar. E trabalham duro e muito. Às vezes a gente vê alguns bocejando ou contemplativos, mas, no geral quem mantém a ordem no Carnaval violento de Salvador é a PM.
Ninguém consegue explicar porque os baianos ficaram tão violentos. Eu sou do tempo do Carnaval mais antuigo dos anos 1970-1980 e não havia essa violência toda. Dava até para ir à Praça Castro Alves e deixar o veículo na cidade baixa ao lado da Conceição da Praia. Hoje, se alguém fizer isso, tá arriscado o morrer. Perder o carro é quase certo. E olhem que tem milhares de PMs nas ruas. Já pensaram se não tivesse?
A PM são os olhos e os ouvidos do Momo. Claro, também ouvem as músicas, veem os cantores e cantoras, nas folgas tomam uma cervejinha, porém, são eles que protegem os foliões. E folião esperto é aquele que usa pochete na cueca, ou na calcinha com tantos assim estão usando, pra não dar bobeira aos ladrões, que são muitos, mesmo com toda precaução dos portais de verificação eletrôinica.
A PM também senta à pua quando necessário. Ora, há uns malhados que vão para a folia a fim de baguncarem e esses com leques e tapinhas não são contiudosm, só na base da "fanta".