Uma solenidade no Clube Inglês, no bairro da Graça, marca nesta terça-feira (25/11) a posse solene do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro como membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJB). O evento promete reunir autoridades do meio jurídico, sindical, empresarial e gestores públicos para celebrar a entrada desse baiano numa das mais prestigiadas entidades voltadas à cultura jurídica e por onde passaram grandes nomes do direito baiano. O evento, marcado para as 18h, será realizado na sede da instituição, localizada na Alameda Capimirim, 14 – Graça.
O jurista baiano ocupará a cadeira n° 3, ocupada anteriormente pelo professor Aurélio Pires, para a qual foi eleito em setembro. Alberto Balazeiro é doutor em Direito Constitucional, publicou recentemente a obra “Processo Estrutural Laboral”, produto da tese de doutoramento, foi procurador-chefe do MPT na Bahia, diretor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e Procurador-Geral do Trabalho e desde 2021 atua como ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Com uma carreira que mescla sólida formação acadêmica e atuação jurídica intensa com gestão pública, Balazeiro vem se destacando por onde passa. Foi responsável pela estruturação física do MPT na Bahia, com a construção de seis prédios para as unidades do órgão no estado. Também ergueu em sua gestão a sede da ESMPU e ampliou o número de membros e servidores do MPT em todo o país. Em 2021, por votação dos membros do MPT, encabeçou a lista tríplice para o preenchimento do cargo de ministro do TST e foi nomeado.
O presidente da Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJB), Ricardo Maurício, vai conduzir a cerimônia de posse na sede da ALJB, que acontecerá nesta terça-feira (25), às 18h. O novo titular da cadeira número 3 da ALJB, cujo patrono é o professor Marcelo Duarte, será saudado pelo acadêmico Rodolfo Pamplona Filho.