O número de idosos matriculados em cursos de ensino superior no Brasil tem crescido significativamente, refletindo uma tendência mundial de busca pela educação contínua na terceira idade. Segundo dados do Censo de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), atualmente, 51,3 mil idosos estão matriculados em universidades brasileiras, sendo 26,6 mil mulheres e 24,7 mil homens. Entre 2012 e 2021, houve um aumento de 56% no número de estudantes com mais de 60 anos.
Para os aposentados, que somam cerca de 23 milhões no Brasil, conforme o Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe), o estudo é uma maneira de manter a mente ativa e a saúde em dia. Diversas pesquisas indicam que a aprendizagem contínua pode melhorar a memória, estimular a criatividade e aumentar a concentração, além de ser uma importante ferramenta para combater o declínio cognitivo natural do envelhecimento e até prevenir doenças como o Alzheimer.
A professora Maria Cristina Araujo de Brito Cunha, do curso de Gerontologia da EAD UniCesumar, reforça a importância do aprendizado na terceira idade: "O estudo é fundamental para o bem-estar físico, mental e social do idoso. Ele ajuda a manter a autoestima, promove a inclusão social e melhora a saúde cognitiva, além de capacitar os idosos a cuidarem melhor de sua saúde e se adaptarem às mudanças tecnológicas e sociais".
Estudar na terceira idade vai além do conhecimento acadêmico; é uma forma de garantir uma longevidade ativa e de qualidade. Seja para manter-se atualizado em temas de saúde, tecnologia ou apenas como um desafio pessoal, os idosos estão encontrando no ensino superior um novo caminho para a promoção da autonomia e o aprimoramento da saúde física e mental.
Este é o caso do senhor Geomedson Oliveira Lima, de 67 anos, atualmente aluno do curso de Letras na UniCesumar em Salvador (BA). Ele enfrentou inúmeros desafios desde a infância. Com a ausência dos pais e sem frequentar a escola formal, ele foi alfabetizado pela igreja local e adquiriu habilidades em um curso livre de desenho e pintura, o que lhe permitiu dar aulas e garantir seu sustento.
Aos 18 anos, obteve o certificado de conclusão do primeiro grau pelo programa Mobral. No entanto, aos 50, sofreu grandes perdas e chegou a viver nas ruas. Mesmo assim, nunca desistiu da educação como forma de mudar sua vida.
Com o apoio de programas governamentais, Lima concluiu o Ensino Médio e um curso técnico em administração, o que o levou a retomar as aulas de pintura. Ao conhecer o polo da UniCesumar em Salvador, ele viu a oportunidade de realizar o sonho de cursar uma graduação. Agora, prestes a se formar em Letras, Lima já está estagiando na área e se sente acolhido e apoiado pela universidade.
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