Direito

TRUMP FOI CONDENADO EM 34 ACUSÃÇÕES, MAS PODERÁ CONCORRER A PRESIDENTE

A sentença de Trump está marcada para 11 de julho. Ele enfrenta uma pena máxima de 1⅓ a quatro anos de prisão. Dada a sua idade e a a sua idade e a falta de antecedentes criminais, ele poderia cumprir uma pena mais curta
Tasso Franco , Salvador | 30/05/2024 às 18:36
Donald Trump, oficial
Foto:
    Donald Trump foi condenado por todas as 34 acusações de falsificação de registros comerciais. Trump, que foi indiciado por um pagamento secreto feito a uma atriz de cinema adulto antes das eleições presidenciais de 2016, é o primeiro ex-presidente condenado por um crime.

A sentença de Trump está marcada para 11 de julho. Ele enfrenta uma pena máxima de 1⅓ a quatro anos de prisão. Dada a sua idade e a falta de antecedentes criminais, ele poderia cumprir uma pena mais curta ou não cumprir qualquer pena de encarceramento.

Enquanto aguarda a sua sentença, Trump continuará a fazer campanha para recuperar a Casa Branca depois de ter sido considerado criminoso na cidade onde ganhou destaque pela primeira vez. Trump também enfrenta três outros processos criminais pendentes – na Flórida, na Geórgia e em Washington, D.C. – embora pareça que, devido a recursos e moções, nenhum deles poderá ir a julgamento antes do dia das eleições.

Segundo o NYT, Trump foi condenado por todas as 34 acusações de falsificação de registros comerciais por um júri de 12 nova-iorquinos, que deliberou durante dois dias para chegar a uma decisão em um caso repleto de descrições de acordos secretos, escândalos de tablóides e um pacto no Salão Oval com ecos de Watergate. O ex-presidente permaneceu praticamente inexpressivo, com uma expressão taciturna no rosto, depois que o júri emitiu seu veredicto. Sua sentença estava marcada para 11 de julho.

O júri concluiu que Trump falsificou registros para ocultar a finalidade do dinheiro dado a seu antigo consertador, Michael D. Cohen. Os registros falsos disfarçaram os pagamentos como despesas legais comuns quando, na verdade, Trump estava reembolsando Cohen por um acordo secreto de US$ 130 mil que o consertador fechou com a estrela pornô Stormy Daniels para silenciar seu relato de uma ligação sexual com Trump. .

A condenação criminal exige uma pena de até quatro anos de prisão, mas Trump poderá nunca ver o interior de uma cela de prisão. Ele poderá receber liberdade condicional quando for sentenciado e certamente apelará do veredicto – o que significa que pode levar anos até que o caso seja resolvido. Ainda assim, a decisão do júri é um momento indelével na história da América, concluindo o único dos quatro processos criminais contra Trump que provavelmente iria a julgamento antes do dia das eleições.