Direito

SOGRO GOVERNADOR JERÔNIMO É ASSESSOR DA PRESIDENCIA DO TCM, DIZ FOLHA

João Velloso é delegado aposentado e TCM diz que não existe nepotismo (Com Antagonista)
Tasso Franco ,  Salvador | 29/02/2024 às 17:46
TCE e TCM irmãos gêmeos e bons pais
Foto: Rep

O delegado aposentado João Velloso, que é sogro do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT; foto), foi nomeado para a assessoria da Presidência no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do estado.

A informação é da Folha de S. Paulo, publicada nesta quinta-feira, 29 de fevereiro. A nomeação se deu em 29 de abril de 2023, como publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCM.

No mesmo dia, Velloso, que é pai da primeira-dama Tatiana Velloso, foi exonerado do cargo em comissão de diretor-adjunto da Escola de Contas. O tribunal afirmou que não haveria conflito de interesses nem nepotismo na nomeação do sogro do governador da Bahia.

“O delegado aposentado João Veloso (sic) foi nomeado para o cargo de assessor da Presidência do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia no lugar de um outro delegado aposentado da Polícia Civil baiana, Altamirando Rodrigues”, diz nota enviada à Folha.

O comunicado relembra que o presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, foi delegado de polícia e secretário de Segurança Pública da Bahia.

“[Netto] sempre fez questão de contar, na sua equipe de apoio no TCM, com ex-colegas delegados de polícia”, afirma.

“Hoje são dois. Além do delegado aposentado João Veloso, tem como dirigente do TCM —no cargo de Superintendente de Planejamento e Gestão— o delegado aposentado José Francisco de Carvalho Neto, que foi Secretário de Planejamento da Bahia”, acrescenta.

Mamata do TCM

Em 2023, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que foi governador da Bahia, teve sua esposa, Aline Peixoto, nomeada conselheira do TCM.

Ele foi eleita pela Assembleia Legislativa baiana em março.