Direito

TRABALHADORES DA UNIGEL OCUPAM CAB E COBRAM AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR

Com risco de demissão em massa, trabalhadores estão no Centro Administrativo da Bahia para buscar intermediação de Jerônimo Rodrigues para evitar prejuízos para a indústria da Bahia
Everton Ruan , Salvador | 27/02/2024 às 19:34
Trabalhadores da Unigel ocupam o CAB para cobrar audiência com o governador
Foto: Divulgação

Os trabalhadores da Unigel, petroquímica que desde 2019 é responsável pelas fábricas de fertilizantes de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), realizam uma ocupação nesta manhã de terça-feira, 27/02, em frente à Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no Centro Administrativo, onde o governador Jerônimo Rodrigues está despachando temporariamente, por conta de reforma na Governadoria. 

O objetivo da ação dos trabalhadores, representados pelo Sindiquímica Bahia, é conseguir uma audiência com o chefe do executivo baiano, para discutir os problemas que enfrentam os mais de 600 funcionários diretos e indiretos que sofrem com a paralisação das atividades de produção de fertilizantes, desde que a Unigel anunciou dificuldades operacionais, em 2023. 

No dia 20 de fevereiro de 2024, a Unigel fez um pedido de recuperação extrajudicial com apoio de seus credores, após uma série de tentativas de negociação realizadas em 2023, quando anunciou prejuízos de R$ 1,05 bilhão. O motivo alegado é a conjuntura global de queda da rentabilidade do setor petroquímico, com o aumento dos custos de produção e da cadeia de suprimentos, especialmente o gás natural, além da concorrência de produtores químicos mundiais, como a China e os Estados Unidos.

A situação dos trabalhadores da unidade de fertilizantes na Bahia ficou ainda mais insegura em novembro de 2023, quando a Unigel colocou centenas de funcionários em aviso prévio, alegando que o custo do gás fornecido pela Petrobrás torna o preço final do produto (fertilizantes) impraticável junto aos preços do mercado internacional, não justificando a operação da planta na Bahia. Com muita pressão e cobranças diretas por parte Sindiquímica à empresa e aos governos estaduais e federal, a Unigel assinou um acordo com a Petrobras para industrialização por encomenda (Acordo de Tolling), voltando atrás nas demissões. O acordo foi assinado em 29 de dezembro de 2023, contudo ainda não foi operacionalizado pela estatal. 

A produção de fertilizantes no Brasil tem sido uma pauta estratégica do governo federal, que quer garantir segurança no suprimento do país, grande produtor agrícola que importa do mercado internacional a maior parte dos fertilizantes utilizados pelo agronegócio brasileiro.

A indecisão em relação à Unigel na Bahia gera um desgaste psicológico e emocional, não apenas para os trabalhadores da Unigel, mas também para toda a cadeia produtiva que acaba sendo afetada. A oferta de fertilizantes é uma questão de interesse nacional e atinge diretamente a economia e a dinâmica industrial da Bahia.

“Ao longo do ano de 2023, a diretoria do Sindiquímica já vinha buscando o diálogo com representantes da Petrobras, do governo da Bahia e do governo federal, parlamentares e da própria Unigel, cobrando o retorno das operações da fábrica e a garantia da manutenção dos postos de trabalho”, assegura José Pinheiro, diretor do Sindiquímica Bahia.

O diretor informa que a preocupação Sindiquímica Bahia, enquanto entidade que defende os direitos dos trabalhadores, é a garantia imediata dos postos de trabalho. “Independentemente da solução encontrada, lutamos para que todos os trabalhadores sejam aproveitados e a indústria da Bahia não seja prejudica, por isso contamos com o apoio do governador do estado”, completa Pinheiro.