Direito

OPERAÇÃO LAVANDERIA DOS SONHOS NO JOGO DO BICHO COM DEVASSA NA BAHIA

Operação Lavanderia dos Sonhos apreende dinheiro e documentos em endereços ligados ao jogo do bicho em Salvador (Com informações do MP)
Da Redação , Salvador | 29/08/2023 às 19:06
Dinheiro apreendidos em mansão no Costa Verde
Foto: MP
  Operação Lavanderia dos Sonhos apreende dinheiro e documentos em endereços ligados ao jogo do bicho em Salvador
Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos hoje, dia 29, em Salvador, na 5ª fase da “Operação Lavanderia dos Sonhos”.

 Foram apreendidos dinheiro em espécie, celulares e além de documentos em endereços comerciais e numa residência no condomínio Costa Verde, pertencentes aos empresários suspeitos. Realizada em conjunto pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e às Organizações Criminosas (Gaecos) da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, a operação ocorre simultaneamente nas cidades de Salvador, Niterói e Belo Horizonte e combate uma organização criminosa envolvida com a prática de infrações penais graves na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, como a lavagem de dinheiro decorrente da exploração de jogos de azar, dentre os quais o jogo do bicho. A estimativa é que o esquema tenha movimentado ilicitamente cerca de R$ 36 milhões. 

Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em alvos relacionados a pessoas físicas e jurídicas, supostamente envolvidas em um complexo esquema de prestação de serviços informatizados e dissimulação de pagamentos através de operações estruturadas e utilização de empresas de fachada. A operação contou com a participação de 80 agentes públicos, entre promotores de Justiça, delegados e agentes da Polícia Civil, policiais militares e rodoviários federais, além de policiais e servidores dos Gaecos.

No ano de 2022 foram deflagradas três fases da Operação Lavanderia dos Sonhos, assim como oferecida denúncia criminal pelo MPMG em desfavor dos integrantes da organização criminosa e em 2023 foi deflagrada a 4ª fase da operação. A análise das provas obtidas revelaram que o consórcio criminoso contava com estruturas essenciais ao êxito de suas ações e negócio que ainda não tinham sido detectadas por completo quando do oferecimento da ação penal, sendo que uma dessas estruturas consiste no desenvolvimento, aprimoramento, implantação e operacionalização dos sistemas informatizados utilizados pela organização criminosa para suas apostas ilegais e controle das operações, assim como do fluxo financeiro da atividade ilícita.