Na manhã desta terça-feira, 22, a Abracom - BA recebeu no restaurante Barbacoa, em Salvador, a criativa Erlana Castro para uma rodada de conversa com as principais assessorias de comunicação corporativa do estado, para discutir a urgência das pautas de ESG para o empresariado baiano. Referência internacional no assunto, ela é criadora da palestra #ESG pra já e do Radar AntiFragilidade, ferramenta que permite o diagnóstico das práticas de ESG nas empresas. “Esse é um momento de virada de chave. Como se tivéssemos sido convocados para uma grande gincana, na qual teremos a tarefa de transformar o sistema econômico global em regenerativo e lucrativo, norteado pelos conceitos ESG”, explicou Castro.
Com a aproximação de 2030, prazo final para o cumprimento dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável - ODS, estabelecido pelo pacto mundial, as empresas serão cada vez mais cobradas sobre o cumprimento da agenda do ESG. De acordo com a diretora regional da Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Monique Melo, o setor da comunicação tem o papel de despertar as lideranças corporativas para o tema. “As organizações que não se adaptarem ao mercado, serão extintas como os dinossauros. Por isso, pensar no ESG é pensar na humanidade e no futuro. E o futuro que a gente quer ver, a gente constrói, começando agora e pra já!”, declarou a executiva.