Direito

MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES DETERMINA PRISÃO E EXTRADIÇÃO BLOGUEIRO

Há várias acusações contra o blogueiro Alan Santos por difundir fake-news
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/10/2021 às 17:53
Alan Santos
Foto: Ag Senado
   O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Allan Dos Santos, dono do 'Terça Livre'. A decisão atende a um pedido da Polícia Federal.

Moraes determinou ainda a extradição do blogueiro, que está nos Estados Unidos com visto vencido. Ele saiu do Brasil em julho e estava com o visto vencido desde fevereiro. O ministro pediu que o Ministério da Justiça iniciasse o processo de forma imediata.

Foi determinado ainda que a Polícia Federal acione a Difusão Vermelha da Interpol para incluir o nome de Allan dos Santos. A medida visa garantir que o blogueiro seja capturado e trazido de volta ao Brasil.

A Procuradoria Geral da República já se manifestou contra a decisão.

A PF afirma ainda que, principalmente, por meios digitais, Allan dos Santos e seu grupo pregam deliberadamente:

O fim de instituições democráticas, como a democracia representativa (busca queda de prefeitos e governadores eleitos e o fechamento do Congresso Nacional); contra a tripartição dos poderes (defendem o fechamento do Supremo Tribunal Federal como forma de garantia de governabilidade pelo presidente da República).

De acordo com as investigações, essas mensagens são propagadas em multicanais, de forma rápida, contínua e repetitiva, com o objetivo de formar uma "primeira impressão duradoura" no leitor, sem compromisso com a verdade e sem compromisso com a consistência do discurso.