Coutinho lembrou da luta que a OAB-BA e seu presidente Fabrício Castro vem travando pela reabertura do judiciário baiano
Clécio Max , Salvador |
02/06/2021 às 15:18
Presidente da CAAB destaca luta da OAB pela reabertura do judiciário
Foto: divulgação
O presidente da Caixa de Assistência, Luiz Coutinho, foi o entrevistado do programa OAB na TV, desta quarta-feira (02/06), na TV da Assembleia Legislativa da Bahia (TVALBA), apresentado por Milena Barreto. Antes de iniciar a conversa sobre os 75 anos da CAAB, ele falou sobre o falecimento do ex-presidente da OAB-BA e também da Caixa, Saul Quadros. "Saul foi uma pessoa que dedicou a vida à advocacia e que, hoje, nos deixou, perdendo a batalha para a covid. Ficam aqui nossos pêsames. A Ordem e a Caixa estão mais tristes hoje", lamentou.
Ao retomar a entrevista, Coutinho lembrou da luta que a OAB-BA e seu presidente Fabrício Castro vem travando pela reabertura do judiciário baiano. “Temos tido uma atuação muito firme da Ordem, pedindo a reabertura dos trabalhos do judiciário com atendimento presencial, para possibilitar que advogados e advogadas possam retomar suas atividades. Nós que somos advogados barriga de balcão precisamos dos fóruns abertos. Juízes, promotores e servidores recebem seus salários ao fim do mês. Nós não, só ganhamos quando trabalhamos”, pontuou.
Prosseguindo, o presidente disse que após um ano e meio de pandemia é preciso acabar com o silêncio do poder Judiciário sobre essa questão do retorno ao trabalho. “Os juízes e servidores não estão de férias. Eles precisam atender a advocacia, porque quando a advocacia não consegue trabalhar o cidadão não tem os seus direitos contemplados, não tem acesso à Justiça. Não podemos mais conviver com essa falta de operabilidade dos fóruns. Portanto, guardando o respeito a todas as regras sanitárias e adotando todos os cuidados, é preciso que os fóruns sejam reabertos, retomando o atendimento presencial”.
75 ANOS – O presidente também falou da celebração das sete décadas e meia de existência da Caixa de Assistência e da atuação da instituição em prol de advogados e advogadas tanto em Salvador quanto nas 36 subseções da OAB-BA no interior do Estado. Destacou a criação da Medalha 75 Anos CAAB e do Selo Comemorativo produzido pelos Correios, que foram entregues a personalidades que estiveram ao lado da instituição nesses 75 anos.
"Estou muito feliz de, em meio à pandemia, ter esse desafio de estar presidindo a Caixa e cuidando do advogado, que é o verdadeiro papel da entidade", disse o presidente citando alguns dos serviços e benefícios criados para atender advogados e advogadas que se encontram em situação de vulnerabilidade financeira, a qual foi agravada pela pandemia. “Criamos o Auxílio Covid, o Auxílio Alimento que entregou seis toneladas de alimentos, e também o que acolhe advogadas e estagiárias vítimas de violência doméstica”, destacou.
Luiz Coutinho também falou sobre as campanhas de vacinação contra a gripe H1N1, realizadas em 2020 e este ano, quando foram imunizadas mais de 15 mil pessoas na capital e interior da Bahia. “Estamos aguardando a chegada de novas doses e tão logo estejamos com elas iremos retomar a vacinação dos associados”.