A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) aprovou nesta quinta-feira (19) uma resolução que vai auxiliar os profissionais que tiverem suas atividades impactadas por conta do surto do novo coronavírus (Covid-19). A medida é adotada em virtude das dificuldades que esses profissionais liberais venham a enfrentar caso sejam contaminados pela doença e tenha que se afastar, temporariamente, das suas funções.
Para os advogados que comprovarem carência financeira, a partir da apresentação da documentação exigida, a CAAB concederá até três parcelas do auxílio, cada uma no valor de um salário mínimo.
A medida conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), por meio do presidente Fabrício Castro. Segundo a entidade, o estado tem mais de 50 mil advogados inscritos.
O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, destaca que o atual cenário de pandemia exige medidas que garantam uma tranquilidade mínima para a superação desse momento. “Em regra, os advogados dependem exclusivamente de sua atividade. Caso precisem se manter em isolamento, poderão sofrer impactos em seu sustento. Tomamos essa medida por estarmos atento a essas dificuldades”, concluiu.
"A nossa Caixa de Assistência existe para isso, para auxiliar advogados com benefícios justificados pela carência financeira. O estado de pandemia de coronavírus agrava esse quadro, de forma que a atuação da CAAB é muito importante para aliviar as dificuldades enfrentadas por alguns colegas", disse o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro.