Um pescador amador da Nova Zelândia resgatou um bebê de 18 meses do mar no fim de outubro. Gus Hutt estava acampando em uma praia em Matata, na Ilha do Norte, e saiu para pescar. Foi quando viu uma pequena figura flutuando na água. Ele só percebeu que era uma criança quando o menino "deixou escapar um gritinho".
"Eu achei que fosse uma boneca. Mesmo quando eu o segurei pelo braço, ainda achei que fosse uma boneca", disse Hutt a um jornal local. "Seu rosto parecia de porcelana e seu cabelo estava molhado, mas quando ele deixou escapar um gritinho eu pensei: 'Ó Deus, é um bebê, e ele está vivo'."
Eram 6h15 da manhã. Depois de checar suas linhas de pesca, ele avistou o menino flutuando na água.
"Ele estava flutuando (em direção ao mar) em um ritmo constante... Se fosse apenas um minuto depois, eu não o teria visto", disse Hutt. "Ele foi muito sortudo. Acho que simplesmente não era a hora dele."
A mulher de Hutt, Sue, alertou os serviços de emergência e chamou os funcionários do acampamento, que disseram que apenas um casal entre os hóspedes estava com um bebê. Ele havia saído da barraca dos pais abrindo o zíper e depois foi parar na água.
"Hutt é pescador e um dos nossos clientes assíduos. Ele trouxe o bebê para nós. Enrolamos ele em algumas toalhas e Sue foi informar os pais." A mãe da criança gritou quando foi informada que seu filho fora encontrado na água. O casal depois agradeceu Hutt e sua mulher antes de voltar para casa.