Direito

VCA: Pronatec Prisional ofertará cursos profissionalizantes

Mais de 50 pessoas participarão dos cursos
Andréia Vitório , Vitória da Conquista | 01/10/2018 às 14:22
Pronatec Prisional
Foto: div

Privados de liberdade de penitenciárias de Vitória da Conquista poderão realizar cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) a partir do dia 01 de outubro.  Os cursos Estampador de Tecidos e Manicure e Pedicure serão para pessoas que cumprem pena em regime fechado na Colônia Penal de Vitória da Conquista e no Presídio Newton Gonçalves, respectivamente.

A Secretaria de Educação também ofertará o curso Auxiliar de saúde bucal, em umas das suas escolas, para pessoas que cumprem pena em regime aberto. Participarão dos cursos, que têm duração média de 200 horas, mais de 50 pessoas.

 

 

Na Bahia

 

Além de Vitória da Conquista, outros 17 municípios baianos serão contemplados com cursos do Pronatec Prisional. Salvador, Feira de Santana, Brumado, Barreiras, Eunápolis, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas, são alguns deles.

Pela Bahia, são 19 cursos ofertados, alinhados às demandas de mercado, com carga horária de 200 a 500 horas, cada. São eles: Estampador de tecido, Confecção de bolsas em couro em material sintético, Agente de limpeza e conservação, Montador e reparador de computadores, Pedreiro, Pizzaiolo, Eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, Eletricista instalador predial de baixa tensão, Maquiador, Cabelereiro, Costureiro de Máquinas Overloque, Marceneiros, Manicure e Pedicure, Pedreiro de Alvenaria, Agricultor orgânico, Auxiliar de saúde bucal, Micro-empreendedor individual (MEI), Artesão de cerâmica e Avicultor.

A iniciativa, da Secretaria de Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional, acontece de forma integrada com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e a Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (CEAPA), que disponibiliza espaços dentro dos presídios para cursos em padaria, hortas e manutenção de informática, por exemplo.