DIRETOR DO IAF destaca luta contra corrupção e papel do juiz Moro
Da Redação , Salvador |
23/08/2018 às 12:57
A 3° Edição do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, realizada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, está ocorrendo nos dias 23 e 24 de agosto, no Shopping Barra, com a participação de palestrantes ilustres, como o Juiz Sérgio Moro é o Ministro do STF Luís Roberto Barroso.
Proferindo a palestra de abertura do evento, o Juiz Sérgio Moro falou sobre os 4 anos de Lava Jato e o processo de captura do Estado por grandes grupos privados, que administravam os interesses de empresários inescrupulosos e políticos corruptos. Destacou que este tipo de Combate não tem qualquer viés político, pois a única ideologia do criminoso é o benefício pessoal.
Moro, destacou, contudo, a importância do voto como principal instrumento de combate à corrupção, destacando a atuação legislativa e da importância da atuação política, citando o exemplo da Lei das Estatais, como uma medida importante adotada.
O diretor Jurídico do IAF (Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia), o auditor fiscal Maurício Ferreira, destacou a importância de eventos desta natureza, concordando o Juiz Sérgio em praticamente tudo que disse, sobretudo no reconhecimento das administrações fazendárias como ilhas de excelência na administração pública, juntamente com a Polícia Federal e outros órgãos. Segundo Maurício Ferreira, estes modelos precisam imperar no serviço publico em via de regra, é isso só poderá ser conseguido com uma política de valorização na administração pública.
Sérgio Moro em sua apresentação, ressaltou a importância dos bons exemplos na construção de uma sociedade moderna e justa, é que a corrupção, em todas as análises, jamais trará qualquer benefício à população, pois afeta o desenvolvimento, afasta os investidores honestos e pontua a proliferação de players desonestos e políticos corruptos.
Moro ainda lembrou, que a Operação Lava Jato não encerra o combate à corrupção, outras medidas vem sendo e precisam ser implementadas.
A palestra, que lotou uma das principais salas especiais dos cinemas do Shopping Barra, mostrou uma interessada e que, por diversas vezes, aplaudiu de pé as intervenções de Sérgio Moro. O evento prossegue durante a tarde desta quinta-feira e por toda a sexta-feira, com a participação de delegados, professores e ministros de tribunais superiores.