Direito

JUIZA ELBIA assume presidência AMAB e defende aproximação com o povo

“A AMAB tem defendido e se empenhado em propor soluções para minimizar os problemas que afligem a todos”, destacou a juíza Elbia Araújo.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/02/2018 às 11:06
Presidente do TJ Gesivaldo Brito e a juiza Elbia Rosane Araújo
Foto: Gilberto Jr


A juíza Elbia Rosane Araújo tomou posse, na noite de sábado (03), como nova presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) - entidade que reúne os cerca de 800 juízes e desembargadores da Justiça estadual. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, e contou com as presenças do novo presidente do Tribunal de Justiça (TJBA), Desembargador Gesivaldo Britto, e representantes de diversos órgãos e instituições.

A nova presidente substitui o juiz Freddy Pitta Lima e comandará a Associação no biênio 2018/2019. Ela terá como 1º vice-presidente o desembargador Abelardo da Matta e 2ª vice-presidente a juíza Angela Bacellar.

“O Poder Judiciário é o instrumento garantidor do direito do cidadão. Por isso, é fundamental que nós, magistrados, estejamos cada vez mais próximos da população. É importante que o corpo social reconheça o papel do juiz e as dificuldades que este enfrenta diariamente”, afirmou a magistrada em seu discurso.

 A valorização da atividade, segundo ela, passa pela garantia de uma estrutura adequada e de ferramentas que possibilitem o bom andamento no exercício da profissão. “A AMAB tem defendido e se empenhado em propor soluções para minimizar os problemas que afligem a todos”, destacou a juíza Elbia Araújo.

Em sua fala, o ex-presidente Freddy Pitta Lima afirmou que Judiciário cumpre o seu papel de proporcionar a harmonia necessária, garantindo o cumprimento das leis e a solidez do Estado Democrático de Direito. “Os juízes, como aplicadores da lei, têm um papel importante neste processo, ao atuar em prol da pacificação e da garantia dos valores sociais. Em seu trabalho, em geral anônimo e diuturno, estará sempre a serviço da verdade e do bem comum”, concluiu.

A juíza Elbia Araújo é titular da vara Crime na comarca de Mata de São João, na Região Metropolitana. Ingressou na magistratura em 1999, com primeira titularidade na comarca de Acajutiba. Seguiu depois para Terra Nova e Coração de Maria. Também foi juíza auxiliar nas cidades de Cipó, Camaçari e Lauro de Freitas. Formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), é pós-graduada em Direito e Magistratura, em Direito Eleitoral e em Ciências Criminais.

Também foram empossados no Conselho Deliberativo os magistrados Rita Ramos, Newcy Paixão Cunha, Andréa Tourinho Araújo, Eduardo Barreto, Eduardo Padilha, Wander Cleuber Lopes, Roberto Costa de Freitas Júnior, Horácio Pinheiro e Ananias Freire. Já o Conselho Fiscal será composto pelos magistrados Icaro Almeida Matos, Paulo Cesar Bandeira de Melo Jorge, Lina Falcão, Maria Helena Lordelo e João Pinheiro.

Entre os presentes na solenidade estavam a vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), Renata Gil; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-Ba), Desembargador Jatahy Júnior; a procuradora do Estado, Fernanda Santana, representando o governador Rui Costa; entre outras autoridades.