Direito

Defesa de Lula entra com habeas corpus STJ para tentar evitar prisão

Os desembargadores também determinaram que o ex-presidente dever ser preso assim que os recursos junto ao TRF4 forem esgotados.
Da Redação , Salvador | 30/01/2018 às 14:38
Lula da Silva
Foto:
   A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva entrou, nesta terça-feira (30), com um pedido de habeas corpus preventivo no Superior Tribunal de Justiça (STJ ) com o objetivo de afastar a possibilidade de antecipação da prisão do ex-presidente. Lula teve sua condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e sua pena aumentada de nove anos e meio para 12 anos e um mês de prisão. Os desembargadores também determinaram que o ex-presidente dever ser preso assim que os recursos junto ao TRF4 forem esgotados.

Na noite de segunda-feira (29), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou que revisar o início da execução da pena após condenação em 2ª instância por causa do processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "apequenar muito o Supremo". 

"Não sei por que um caso específico geraria uma pauta diferente. Seria apequenar muito o Supremo. Não conversei sobre isso com ninguém", disse a ministra durante jantar promovido pelo site Poder 360.