Escola Moi Girls tem 8 mortos. Informações do Daily Nation
Redação , Salvador |
16/09/2017 às 14:52
Familia enterra uma das vitimas e critica governo
Foto:
Uma das vítimas do recente incêndio do dormitório da escola Moi Girls foi descansada à medida que o Ministério da Educação estava sob ataque.
Hawa Awuor Aziz, um dos nove alunos que pereceram no desastre de 2 de setembro, foi enterrado na aldeia de Ng'oche, em Rachuonyo, no norte, no condado de Homa Bay, no sábado.
Um dos pais, Philip Onyango acusou o Ministério da Educação de laxidade ao abordar tais incidentes.
"O Ministério da Educação deve agir para prevenir as mortes, que resultam de constantes incêndios escolares", disse Onyango durante o enterro.
8 estudantes morrem no dormitório Moi Girls
"O parentalismo de hoje é a chave para todos nós. Se o suspeito foi criado bem, não poderíamos ter perdido essa jovem vida", disse Onyango, cuja filha está na Forma Três na escola, disse, pedindo ao ministério que garanta a segurança de estudantes em internados.
SEGURANÇA DOS ESTUDANTES
Além disso, o deputado Karachuonyo, Adipo Okuome, disse que os alunos estranhos devem ser retidos para evitar tais ocorrências.
"[O] Ministério da Educação tornou difícil para professores punir estudantes errantes ao proibir caning", disse ele.
Ele pediu ao secretário do gabinete Fred Matiang'i para encontrar uma solução permanente para incêndios escolares perenes.
Por exemplo, o MP disse que as sugestões feitas por um grupo de trabalho liderado pelo governo em relação à segurança dos alunos deveriam ser implementadas.
JUSTIÇA
Os professores descreveram Aziz como um estudante de saída que amava a caligrafia.
Os chorões pediram justiça.
Sua mãe, Judy Aziz, disse que sua filha era diligente e queria ser advogada.
"[....] Você deixou uma cicatriz permanente. Esperava ver você se juntar a uma faculdade de direito, mas tudo é em vão", disse ela.
O pai Aziz Juma pediu consolo a Deus.
"Eu não podia acreditar que minha filha estava morta, mas finalmente percebi que era real. Deus nos forneceu força durante esse momento difícil".