Direito

Manifestação no Rio homenageia PMs mortos num total de 101 policiais

Rio em estado de guerra contra os PMS
NF , da redação em Salvador | 04/09/2017 às 09:39
SOS a PMS mortos
Foto: O Globo
Uma manifestação no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, reuniu parentes e amigos de Políciais Militares mortos. Aproximadamente 200 pessoas, com faixas de camisetas do oficiais, pediram melhores condições de trabalho para os PMs. Somente este ano, 100 policiais militares foram mortos no Rio de Janeiro. 

O número indica que um policial é morto a cada 57 horas, ou pouco mais de dois dias. A média é a maior desde 2006, quando um policial foi assassinado a cada 53 horas. Em média, um policial morreu a cada 64 horas no Rio desde 1995, somando 3.087 vítimas durante este período. Essa é a conclusão feita a partir de estatísticas da Polícia Militar a que o site G1 teve acesso. A taxa de mortalidade entre 1995 e 2016, segundo a PM, é maior do que a de soldados americanos na Segunda Guerra Mundial.

Na última sexta-feira, a lista de policiais mortos no Rio de Janeiro chegou a 101, com o caso do sargento Lúcio Ferreira de Santana, de 41 anos, que foi baleado, no Jardim Redentor, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, quando tentava impedir um assalto a um caminhão de carga. Ele estava há 16 anos na corporação e era lotado no 15º BPM (Duque de Caxias). No ato, os manifestantes colocaram bonecos caídos no gramado do Aterro do Flamengo representando as vítimas da corporação neste ano.