Há uma portaria da PMLF proibindo a pesca com rede no Rio Sapato
Tasso Franco , da redação em Salvador |
12/02/2017 às 11:41
Rio grande sendo usada em local proibido em Lauro de Freitas
Foto: BJÁ
Há uma portaria da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, ainda da época da prerfeita Moema Gramacho (PT) em sua segunda gestão na PMLF (2009/2012) proibindo a pesca com rede no Rio Sapato, que corta o balneário de Vilas do Atlântico, mas, nunca foi cumprida, nem com Moema; nem com Márcio Paiva - PP - (2013/2016). Havia até uma Policia do Meio Ambiente, fardada, só de fachada para desfiles civivos.
Agora, com retorno de Moema à Prefeitura (2017/2020) a pesca com rede segue e foi ampliada como se pode ver na foto deste domingo, com dois pescadores usando uma rede maior, de arrastão. Coitados dos peixinhos mais novos do Sapato que sequer podem ser pescados, uma vez que são pequeninos, e vão todos de bolo no arrastão.
O Rio Sapato é poluido mas os peixes resistem. Agora, a Conder/Embasa realiza uma obra do desvio das águas plhuviais da Lagoa da Base, em Ipitanga, para o Sapato, incluindo os esgotos. Os moradores protestam. A Salva - a entidade dos moradores - também protesta, mas a obra segue.