Direito

MINISTRO TEORI ZAVASCKI MORRE EM ACIDENTE DE AVIÃO NO RIO

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal FederalEquipe de Teori no STF não tirou férias para analisar delação da Odebrecht. Com informações do G1
Da Redação , Salvador | 19/01/2017 às 16:26
Teori Zavascki
Foto:
ATUALIZADA 17H59MIN (H DE BRASÍLIA)

O ministro Teori Zavascki morre - segundo informações dos principais sites nacionais - em acidente de avião em Parati, litoral do Rio, na tarde desta quinta-feira. A consternação é geral em Brasília. A presidente do STF, Carmen Lúcia, já retornou a Brasília. 

Teori era o relator da Operação Lava Jato. A nova relatoria caberá a ministro indicado por Michel Temer.



MATÉRIA DAS 16H26
O presidente Michel Temer foi informado de que o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki está na lista dos passageiros do avião que caiu nesta quinta-feira no mar próximo a Paraty, próximo a Ilha Rasa, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

Assessores do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmaram que Zavascki está na lista de passageiros. O avião saiu de São Paulo. Não há informação sobre o número de passageiros, ou se houve sobreviventes. A família do ministro já foi informada, além do presidente Michel Temer e da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, que busca informações sobre os passageiros.

O Corpo de Bombeiros informou que pelo menos três pessoas estão dentro do avião. A aeronave saiu do Campo de Marte, em São Paulo (SP), e tinha como destino a cidade de Paraty. O acidente ocorreu por volta das 13h30m. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, um dos tripulantes chegou a ser encontrado com vida, mas acabou não resistindo. Os outros dois já estavam mortos.

Mergulhadores do Grupamento Marítimo da Barra estão se deslocando até o local de helicóptero para ajudarem no resgate. A aeronave pertencia ao empresário da construção civil Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, de São Paulo. Os corpos ainda não foram identificados.

O avião, que é de pequeno porte com capacidade para oito pessoas, está praticamente submerso, o que dificulta na retirada dos corpos. Por este motivo, houve a necessidade do apoio da equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Mais dois fatores complicam o trabalho dos militares: as águas no local da queda da aeronave são turvas e o avião ficou bastante retorcido com o impacto com o mar.

Além dos bombeiros, militares da Capitania dos Portos e da Polícia Militar estão no local dando apoio às buscas. Moradores da região disseram que sentiram um forte cheiro de combustível no momento do acidente. A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que um equipamento com um guindaste está se deslocando para a região, a fim de tentar retirar o avião do mar.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/teori-esta-na-lista-dos-passageiros-de-aviao-que-caiu-em-paraty-20799105#ixzz4WEmuVz9G