Com informações do TJ
Da Redação , Salvador |
22/11/2016 às 20:05
Fórum Luis Viana Filho em prédio de 4 pavimentos
Foto: Nei Pinto
Situado próximo ao campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Shooping Serrinha e em meio a loteamentos que vão dar lugar a diversos condomínios, o fórum de Serrinha, inaugurado na manhã desta terça-feira (22), pode contribuir para novo vetor de crescimento da cidade, na linha da BR-116 Norte.
A presidente do TJ, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, o governador Rui Costa e o juiz Lucas Monteiro, titular da 1ª Vara Cível hastearam as bandeiras, respectivamente, da Bahia, do Brasil e do Tribunal de Justiça, dando início à solenidade.
Em seguida, acompanhados do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, e do prefeito do município, Osni Araújo, a presidente do TJ, o governador e o juiz Lucas Monteiro cortaram a fita da porta principal. Logo depois, descerraram a placa, inaugurando oficialmente o prédio.
O desembargador Osvaldo Bomfim, a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Cinthya Resende e o desembargador Salomão Resedá também participaram das comemorações, animadas por uma banda de fanfarra e que reuniu aproximadamente 300 serrinhenses.
Depois, ao lado do corregedor Geral da Justiça, descerraram a placa comemorativa de inauguração do fórum.
Serrinha agora conta com um edifício de quatro pavimentos, três elevadores, com pátio interno para o estacionamento de veículos, construído em uma área de 1,7 mil metros quadrados, pronto para abrigar até sete unidades judiciais. Por enquanto, começa com quatro varas: duas cíveis, uma criminal e uma dos juizados especiais.
POSITIVO
“A presidente destacou que se trata de um projeto iniciado na gestão do desembargador Eserval Rocha. Ressaltou que a ideia de administração é viver o presente preparando o futuro e não se faz isso olhando pelo retrovisor”, disse a presidente, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, em discurso.
Também foi lembrado o projeto Presidência em Movimento e o compromisso assumido em campanha de “aproximar a Presidência deste Tribunal dos polos em que há efetivamente a entrega da prestação jurisdicional”.
Titular da 1ª Vara Cível e diretor do fórum, o juiz Lucas Monteiro lembrou que a comarca, de mais de 80 mil habitantes, “de grande desenvolvimento e dinâmica, não merecia o antigo prédio do fórum, tão pequeno e acanhado”. Ao final, pediu uma salva de palmas para “todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a construção do novo fórum”.
A participação da Câmara de Vereadores, ao tramitar com celeridade o projeto de lei que doou o terreno da Prefeitura para a construção do terreno, foi lembrada pelo prefeito Osni Lopes, que fez referência à participação do juiz corregedor José Reginaldo Nogueira, filho de Serrinha, também presente na inauguração, “um dos mais envolvidos para que a obra chegasse logo ao fim”.
No final da solenidade – já sem a presença do governador Rui Costa, que precisou se retirar devido a um compromisso em Salvador –, o deputado Marcelo Nilo ressaltou os trabalhos do Legislativo e, citando a crise política nacional, lembrou da “necessidade dos poderes fortalecidos”.
Estiveram presentes as juízas Rosana Modesto Fragoso, Marielza Brandão e Verônica Ramiro e o juiz Paulo Chenaud, todos assessores especiais da Presidência; os juízes corregedores Alberto Raimundo dos Santos e Ângela Bacelar; o diretor de Primeiro Grau, Cícero Moura, representantes do Ministério Público e da Defensoria, deputados e autoridades locais.