Dezenas de instituições estiveram representadas na solenidade de inauguração da nova sede do Ministério Público do Trabalho de Itabuna, no sul da Bahia. O evento aconteceu na noite dessa sexta-feira (05/08) com a participação do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, e do procurador-chefe do MPT na Bahia, Alberto Balazeiro. A nova sede foi erguida no antigo endereço do MPT de Itabuna (Rua Duque de Caxias, 655 – Centro), e conta com instalações adequadas para atender servidores, procuradores, advogados e toda a sociedade dos 44 municípios atendidos pela unidade.
“É com grande orgulho que vemos a nossa instituição inaugurar um espaço como este, destinado a prestar serviços à sociedade”, destacou o procurador-geral do trabalho, Ronaldo Fleury, que encerrou a sequência de discursos, iniciada pela procuradora Sofia Vilela, coordenadora da unidade. Também discursaram o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Ângelo Fabiano, o novo superintendente regional do trabalho da Bahia, Antônio Correia, o presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas, Emerson Mangabeira, e o desembargador e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia, Valtércio Oliveira.
Alberto Balazeiro destacou em sua fala a importância do comprometimento das pessoas para que as obras e as instituições se materializem. Ele lembrou que o MPT na Bahia está realizando outras obras, como um novo prédio em Salvador e novas sedes em Barreiras, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. “Essas obras só estão se materializando por causa do comprometimento de homens e mulheres com o Ministério Público do Trabalho. Nossa Instituição é ainda maior quando as pessoas que a compõem exercem suas atividades com dignidade, dedicação e espírito público”, frisou.
O antigo imóvel foi reformado e ampliado. São 470 m², em três pavimentos. A nova sede conta com duas salas de audiências, salas de espera, recepção. No primeiro pavimento, estão as salas para procuradores, analistas e técnicos. Subsolo, ficam a administração, a copa, os arquivos e o depósito. O imóvel conta ainda com total acessibilidade, detector de metais e estacionamento para seis veículos privativos. A fachada estampa uma composição com “brissolei”, alumínio composto e peles de vidro.
Estiveram presentes também à solenidade os procuradores Ilan Fonseca, Marcelo Brandão, Luís Carlos Carneiro e Pedro Lino de Carvalho Júnior. Outras autoridades também prestigiaram o evento, a exemplo do presidente da OAB de Itabuna, Edinilton Carneiro, do auditor do trabalho Maurício Nolasco, dos conselheiros tutelares Antônio Rosa, Poliana Pereira e Nayara Peixoto, dos delegados da Polícia Federal Denise Dias e Marco Lima, do representante da Advocacia Geal da União Sérgio Ribeiro Luz, do tenente coronel Riccio, representando o comandante geral das PM, das representantes do Cerest Maria Hortênsia, Paulo José e Wagner Lopes, dos policiais rodoviários federais Renata Dimas Ferreira, Miles Neto e George Araújo e do chefe da delegacia da PRF na região, inspetor Marcus Vinícius. A solenidade ainda contou com a participação de representantes dos sindicatos dos rodoviários de Itabuna e do de Ilhéus, dos bancários, do Sindipesca e da Força Sindical, da Construtora Servelimp e do programa Acolher.