Direito

TCE entrega à Assembleia parecer sobre as contas do governo Rui

COM INFORMAÇÕES DO TCE
Da Redação , Salvador | 14/06/2016 às 21:15
Parecer prévio entregue ao presidente Marcelo Nilo
Foto: BJÁ
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) encaminhou o Parecer Prévio, e todos os anexos, à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, na tarde desta quinta-feira (14.06), apenas sete dias depois da sessão que apreciou as contas do Governo do Estado referentes ao ano de 2015, o primeiro da gestão do governador Rui Costa. O presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, fez a entrega da documentação pessoalmente ao presidente da ALBA, deputado Marcelo Nilo, tendo sido acompanhado pelos conselheiros João Evilásio Bonfim, relator do processo, e Marcus Presídio, além do coordenador da comissão responsável pelo exame das contas, Mário César Afonso Oliveira, auditor estadual de controle externo do TCE.

A entrega dos documentos aconteceu na sala da presidência da Assembleia Legislativa e o conselheiro Inaldo Araújo fez questão de destacar a importância do ato: “Esta é a fase mais importante de uma análise das contas governamentais, pois é quando a Casa de Auditoria entrega à Casa do Povo uma opinião técnica e independente sobre o uso dos recursos públicos”. E ressaltou seus sentimentos pessoais: “Esta é a quinta vez que participo de um momento como este, mas não deixo de me emocionar em face do seu significado e de sua significância”.

O deputado Marcelo Nilo elogiou o trabalho desenvolvido pelo TCE e informou que deu andamento imediato à documentação, observando: “Como o Tribunal aprovou as contas sem ressalvas, o que qualifico de muito importante para o governo, acredito que a tendência é de uma tramitação rápida e tranquila”. Para o conselheiro João Bonfim, aquele ato representou o final do cumprimento de uma missão da maior importância, “que é a entrega dessa prestação de serviço que o TCE faz para a Assembleia Legislativa”. E destacou: “Tenho certeza de que os deputados farão um bom uso deste intenso e qualificado trabalho feito pelas equipes de auditores e conselheiros do Tribunal, fundamental para o julgamento técnico das contas do Governo”.