Cinquenta jovens de Salvador foram certificados, nesta segunda-feira (7), pelo Programa Trilha. A solenidade foi realizada no Instituto de Projetos, Gerenciamento e Tecnologia - Iprogect, entidade executora o curso.
Os jovens concluíram a formação social e profissional nos cursos Auxiliar de Atividades Esportivas e Lazer e Introdução à Fotografia. As turmas são parte dos 1.110 jovens qualificados em 2015 pelo Programa Trilha.
O Trilha é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep).
Presente no evento, o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, reafirmou a prioridade do Governo do Estado em qualificar profissionalmente o trabalhador baiano, em especial os jovens. “Buscamos realizar cursos que atendam a demanda, para que esse trabalhador seja, de fato, inserido no mundo do trabalho”, ressaltou.
O objetivo é inserir no mercado do trabalho jovens, com idade entre 16 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de qualificação social e profissional.
Os cursos do Programa Trilha têm carga horária de 400 horas, sendo 100 horas de qualificação social e retomada de conceitos da educação básica; 250 horas de qualificação profissional e preparação para o mundo do trabalho; e 50 horas para orientação e elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC).