Isabele de Jesus, 21 anos, moradora do bairro de São João do Cabrito, é uma das novas alunas do projeto Semente de Ciência, oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com a Associação de Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil). A jovemparticipou da aula inaugural realizada na tarde de ontem (16), no ginásio do Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), em Novos Alagados. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. O processo seletivo já foi um momento rico e estou cofiante que vou ter uma boa aprendizagem, vou conhecer novas pessoas e me qualificar para encontrar trabalho quando meu curso terminar”, disse Isabele. O projeto Semente de Ciência selecionou 280 alunos para cursos de Pedreiro, Eletricista e Suporte ao Usuário de Informática (helpdesk), com duração de seis meses.
Durante o evento, também foi realizada a certificação de 405 jovens moradores da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador no curso profissionalizante em Construção Civil (eletricista, pintor, construção predial, carpinteiro, almoxarifado), oferecido em parceria com a ong Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM). Alan Carlos Nascimento, 17 anos, aluno de elétrica, conta que “a experiência foi boa, aprendi muito e com esse curso tenho a chance de conseguir meu primeiro emprego assim que completar meus 18 anos”. Segundo ele, o que mais o marcou durante os seis meses de curso foi o aprendizado: “a qualidade dos professores, que tiveram paciência e ensinaram de um jeito que a gente aprendeu; vimos que é possível aprender coisas que pareciam difíceis”, disse.
A cerimônia aconteceu no ginásio do Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), espaço cedido pela Igreja Católica para a realização dos cursos profissionalizantes, e contou com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, do secretário estadual da Justiça Social, Geraldo Reis, da superintendente de Direitos Humanos, Anhamona Brito, do diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, e do padre Emílio Bellani, além dos professores dos cursos, alunos e seus familiares.
Aula inaugural - “Deus nos criou à sua imagem e semelhança, isto é, nos criou para sermos felizes. E este Deus plantou sementes de bondade, de amor, de criatividade; muitas sementes. Vocês sabem que uma semente, para que produza frutos, precisa de um agricultor que cuide, para que o sol chegue naquele lugar; regue, porque sem água a semente não desenvolve. Aqui, o trabalho do educador é o mesmo trabalho do agricultor. Vocês chegam aqui com toda as sementes, inclusive, com uma capacidade de criar pelo trabalho coisas novas e bonitas. Faço votos de que aqui todas as sementes que estão no coração de vocês desabrochem”, disse o Arcebispo Dom Murilo Krieger durante a aula inaugural.
Projeto - O Semente de Ciência, em sua nova fase (2016-2017), oferece capacitação em tecnologia de informática (helpdesk) e inclui a formação profissional na área de Construção Civil. O percurso educativo tem duração de seis meses por turma, com aulas de arte, esporte, cidadania, além das disciplinas técnicas e práticas de cada área. Cerca de mil jovens devem ser formados neste biênio, num investimento total em torno de R$ 5,5 milhões,provenientes do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep).
O secretário Geraldo Reis parabenizou os 405 formandos de construção civil e incentivou os novos 280 alunos a aproveitarem a oportunidade. “O mundo que nos cerca tem muitos atrativos. Alguns caminhos são mais fáceis, mas vocês não escolheram o atalho, o caminho mais curto para trilhar suas vidas. Escolheram o caminho da profissionalização, do trabalho, da disciplina. Sigam firmes até o certificado. Tenho certeza de que este é um caminho que muito vai orgulhar os pais e mães aqui presentes e será um caminho de dignidade e paz para vocês”, disse.
O diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, deixou a mensagem de que deseja que “os jovens desta comunidade possam ter uma vida digna, e um futuro. A palavra que resume meu sentimento hoje é esperança. Este curso é esperança para muitos jovens, para muitas famílias, e portanto, para essa comunidade, esse bairro, essa cidade. Esse centro nos lembra outra palavra, que é parceria, porque vários atores interessados se unem para viabilizar este projeto do Governo do Estado”, disse.