Direito

Silvana Almeida é empossada procuradora de Justiça no MP Bahia

Solenidade de posse aconteceu ontem
MP , Salvador | 23/03/2016 às 12:55
Silvana Almeida, 25 anos de carreira
Foto: DIV
   “Neste dia tão importante na minha vida, em que alcanço o ápice da carreira do Ministério Público do Estado da Bahia, quero mais que tudo agradecer”. Com essas palavras, a promotora de Justiça Silvana Almeida iniciou o seu discurso de posse no cargo de procuradora de Justiça. Após 25 anos de carreira, ela chegou à segunda instância. A posse durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça presidida pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado.

    “Tenho certeza que, neste Colégio, Silvana Almeida também dará importante contribuição. Isso ocorrerá não apenas com seus conhecimentos, mas com a sensibilidade e alegria que lhe são inerentes”, registrou a PGJ, ressaltando a importância da união para o fortalecimento institucional. Ediene Lousado destacou que a chegada da nova procuradora de Justiça agregará ainda mais força para a defesa dos princípios e prerrogativas constitucionais. “O Ministério Público, defensor do estado democrático de direito e da soberania popular, precisa que todos nós, unidos e portanto mais fortes, nos coloquemos na defesa da nossa vocação constitucional, prosseguindo na defesa inarredável da ética, das instituições e interesses sociais”, complementou. 

   Registrando a sua satisfação com o momento, Silvana Almeida lembrou que, no MP, encontrou a sua vocação: “servir à sociedade, usar as leis e o conhecimento delas para tornar melhor a vida das pessoas. Era isso que eu queria, aqui era o meu lugar”. Agradeceu aos familiares, amigos e diversas autoridades presentes e lembrou que enfrentou muitas dificuldades para realizar “este pedacinho de sonho”. Apesar disso, disse ela, “ainda há muito por realizar para que a Constituição Cidadã de 1988 seja efetivamente cumprida”. A procuradora de Justiça Terezinha Lôbo saudou, “com muita honra e felicidade”, a empossada em nome do Colégio. Destacou as qualidades e relembrou o histórico profissional que garantiram à Silvana Almeida a promoção por merecimento. “Uma brilhante trajetória institucional”, salientou Terezinha, registrando que a nova procuradora virá, de certo, enriquecer e somar esforços ao colegiado.

   COLEGIADO
   Os novos integrantes do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça tomaram posse na tarde de hoje, dia 22, em sessão solene presidida pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, para o biênio 2016/2018.

 “Desejo que nosso trabalho seja coroado de êxito e que possamos fazer um trabalho profícuo em prol da nossa instituição”, destacou a chefe do MP. Tomaram posse os procuradores de Justiça José Cupertino Aguiar Cunha, Marília de Campos Souza, Washington Araújo Carigé, Achiles de Jesus Siquara, Itanhy Maceió Batista, Maryjane Auxiliadora Alves, Cleonice de Souza Lima, Rita Maria Silva Rodrigues, Maria das Graças Souza e Silva, Natalina Maria Santana Bahia, Terezinha Maria Lôbo Santos, Regina Maria da Silva Carrilho, Maria Augusta Almeida Cidreira Reis, Marilene Pereira Mota, Cláudia Carvalho Cunha dos Santos, Márcia Luzia Guedes, Maria Luisa Moreira da Silva, Nívea Cristina Pinheiro Leite, Margareth Pinheiro de Souza, Maria de Fátima Campos da Cunha, Eny Magalhães Silva, Geder Luiz Rocha Gomes, Sheilla Maria da Graça Coitinho e Cleusa Boyda de Andrade. O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça é formado pela procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado, que o preside, pelo corregedor-geral, Franklin Ourives, e mais 24 procuradores de Justiça, metade constituída pelos mais antigos e a outra metade eleita para mandato de dois anos, permitida uma recondução.