O debate envolveu cinco cidades: Feira de Santana, Coração de Maria, Amélia Rodrigues, Ipirá e Conceição do Jacuípe.
Secom , Feira de Santana |
31/01/2016 às 20:22
Encontro realizado em Feira de Santana
Foto: Cau Preto
As diretrizes das políticas públicas a serem implantadas para garantir direitos da população LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais e travestis) foram debatidas neste sábado, 30, em Feira de Santana. A cidade sediou a III Conferência Territorial dos Direitos dos LGBT do Portal do Sertão.
O debate envolveu cinco cidades: Feira de Santana, Coração de Maria, Amélia Rodrigues, Ipirá e Conceição do Jacuípe. O tema deste ano foi “Zero violência contra LGBT, construindo uma Bahia que respeite a diversidade sexual e de gênero”.
O chefe da Divisão de Promoção dos Direitos das Minorias da Secretaria de Desenvolvimento Social, Fábio Ribeiro, alertou que o evento teve como “finalidade discutir as políticas públicas com ênfase na educação, cultura, segurança e saúde”.
“Passamos por um momento importante em 2013 quando o Governo Municipal criou o departamento de igualdade. Precisamos mesmo institucionalizar as políticas públicas. É uma luta cerrada contra qualquer tipo de intolerância”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira.
A conferência também contou com momentos de palestras. O professor Leandro Colling falou sobre o Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade. Simone Brandão palestrou sobre cultura e sociedade. Fechou o ciclo de prosa a pedagoga Erica Capinã.
No período da tarde os grupos de trabalhos, separados em quatro eixos, definiram as propostas que serão enviadas para a Conferência Estadual. Foram escolhidos também os delegados que irão representar o território Portal do Sertão na estadual.