Direito

SERRINHA: Instalação de nova vara cível fortalece atendimento cidadão

Durante a instalação da vara, o presidente do TJBA, desembargador Eserval Rocha, falou sobre o resgate e a valorização das comarcas baianas
Ascom TJ , da redação em Salvador | 26/01/2016 às 16:07
Presidente do TJ, Eserval Rocha, inaugura vara em Serrinha
Foto: TJ
A comarca de Serrinha, a 175 km de Salvador,  ganhou a 2ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Fazenda Pública.  A unidade, instalada no Fórum – no local onde ficavam os processos arquivados, antes da digitalização -  fortalece a prestação do serviço jurídico para a comunidade local.

Ao instalar a vara, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha declarou: “Estamos felizes com o resgate e a valorização das comarcas baianas. Percebemos que tem acontecido um choque de administração”. 

Presente no ato de instalalação, o juiz da 1ª. Vara Cível e diretor do Fórum Luis Viana Filho, Lucas de Andrade Cerqueira Monteiro, comentou a atenção do tribunal para a comarca de Serrinha. Além da criação desta vara, o juiz destacou a chegada de três magistrados e a construção do novo fórum, obra em andamento na cidade. "Percebemos um grande esforço em defesa da pacificação social na comarca e pela melhoria da estrutura”, disse.

O juiz diretor do fórum afirmou ser um dia histórico para Serrinha. O magistrado lembrou das origens do município, ponto de encontro das caravanas que seguiam com o gado para a região do São Franscisco e, assim, ganhou importância no cenário econômico, como centro comercial e agropecuário. Hoje, Serrinha é a mais importante cidade da região sisaleira e tem quase 80 mil habitantes.

Também estiveram presentes no ato de instalação da vara o corregedor das comarcas do Interior, desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá; o desembargador Baltazar Miranda Saraiva; o desembargador federal aposentado, Antonio Eziquiel da Silva; o juiz Oséias Costa de Souza, assessor especial da Presidência do TJBA para Magistrados; o juiz Anderson Bastos, assessor especial da Presidência do TJBA para Assuntos Institucionais; o diretor de Serviços Gerais do Tribunal, Everaldo Mendes; os juízes Ricardo d´Avila e Luiza Elizabeth Sales Maia; e o secretário de Governo e Relações Institucionais de Serrinha, Edivaldo Teixeira, representando o prefeito Osni Cardoso.

No dia 11 de agosto de 2015, o presidente do TJBA esteve em Serrinha lançando a pedra fundamental para construção do novo fórum e instalou uma vara de Juizados Especiais.