Direito

INALDO é reeleito presidente TCE e quer aproximar órgão da sociedade

TCE/BA pretende aproximar-se ainda mais da sociedade sabe Deus como
ASCOM TCE , Salvador | 05/01/2016 às 18:38
Chefes dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário presentes
Foto: DIV
expectativa é de prosseguir superando metas e de trabalhar com o objetivo de fazer com que o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aproxime-se ainda mais da sociedade, para que esta tenha a real dimensão da importância do que é e para que serve um Tribunal de Contas. Esta foi uma das afirmações do presidente do órgão, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, ao ser reempossado no cargo, em sessão especial desta terça-feira (05.12), juntamente com o vice-presidente conselheiro Gildásio Penedo Filho, e o corregedor, Antonio Honorato de Castro Neto.

“Nosso grande desafio continuará sendo mostrar qual é a nossa função. Que o que gastamos não é custo, mas sim investimento. Indubitavelmente, precisamos ser mais conhecidos para sermos mais cobrados. Para, a partir daí, sermos ainda mais efetivos”, declarou também o presidente reempossado. Logo após o ato de posse da Mesa Diretora, o governador Rui Costa recebeu a Medalha Jorge Calmon.

A Mesa Diretora do TCE/BA foi reconduzida por meio de eleição, realizada no dia 17 de dezembro de 2015, para cumprir um mandato de dois anos, no biênio 2016-2017. 

No seu discurso, o presidente do TCE lembrou a importância da colaboração de todos os servidores e conselheiros para o êxito dos dois primeiros anos de gestão da Mesa Diretora. E citou a escritora Clarice Lispector - "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado com certeza vai chegar mais longe" – para ressaltar a importância dos agradecimentos aos seus pares, que lhe deram um voto de confiança ao relegê-lo, e a todo os servidores da casa. 

Destacou as transformações que foi possível implementar no Tribunal de Contas durante os anos de 2014 e 2015, entre as quais estão a reorganização dos setores administrativos; o fortalecimento das ações de controle externo, com a criação de uma coordenadoria e de uma escola de auditoria; a
implantação do processo eletrônico e a introdução de vários benefícios aos servidores. Salientou, ainda,
a transparência que o TCE/BA adota para todos os seus atos, dando como exemplo o portal eletrônico, “que prima pela abrangência dos dados e pelo detalhe das informações”.